inadimplência

Inadimplência – Como minimizar os impactos negativos na minha imobiliária

Inadimplência pode afetar qualquer negócio, afinal ninguém gosta de um cliente que paga atrasado. Embora existam truques que possam ajudá-lo a acelerar uma conta que já está atrasada, o método mais eficiente é evitar que os pagamentos em atraso ocorram com frequência.

Essa situação é desconfortável, para ambos os lados, mas é preciso manter o pensamento calmo e pensar em uma forma de não deixar acontecer novamente. Mas, com as ações certas é possível tornar essa convivência menos complicada.

A princípio, o que precisa ser feito é:

#1 Tenha empatia

Todo mundo tem um dia ruim, não é mesmo? Então tenha uma relação clara e aberta com ele, informe que o boleto do aluguel está atrasado há x dias, que isso é incomum com ele, se ele está bem e se precisa de um acordo ou apenas alguns dias para se organizar.

Em momento nenhum o acuse pelo atraso, da mesma forma que aconteceu com ele, pode acontecer com você algum dia. Tenha certeza, que seu locatário ficará muito grato pelo seu posicionamento.

#2 Seja eficiente e rápido no atendimento de solicitações ou reclamações

Ao contrário do caso anterior, existem locatários que atrasam o aluguel de propósito. Pode ser que ele esteja passando por algum problema no imóvel, a imobiliária não resolveu, e o mesmo ameaçou não pagar o aluguel enquanto o problema dele não for resolvido.

Entre em contato com a sua equipe administrativa e/ou suporte e peça prioridade para este cliente. O ideal é sempre tentar atender todos os seus clientes no prazo e mesmo que não esteja dentro da alçada da imobiliária, trate-os com cordialidade.

Garantir esses itens realmente não é fácil, mas pode impactar de forma positiva a produtividade da sua imobiliária e melhorar efetivamente o relacionamento com seus clientes.

Lembre-se que, a chave principal para minimizar os impactos negativos no seu negócio é iniciar cada relacionamento a partir de uma atitude pró-ativa. Quer um bom exemplo? A sua atitude agora, sim! Nesse momento! A sua pró atividade em vir aqui no nosso blog e buscar uma forma de  reduzir a inadimplência na sua imobiliária.

Separamos as principais etapas para minimizar os impactos negativos, gerados pela inadimplência dos locatários, veja mais.

1. Gerencie os Contratos de locação

Um aperto de mão não honra compromisso, pelo menos entre os inadimplentes.

Se você vai oferecer aos locatários um contrato de locação, então é melhor você ter certeza que esteja o mais especificado possível e disponível em uma plataforma, como a área do locatário, para garantir que seja consultado quando tiver alguma dúvida.

http://superlogica.com/imobiliarias/

Use um software de gerenciamento de contratos de locação e cuide da carteira de locação e gestão financeira da sua imobiliária. Dessa forma os processos de gerenciamento de locação são personalizados de acordo com o contrato e a imobiliária e o locatário poderá acompanhar as finanças de todo o período do aluguel. Todo o processo será feito automaticamente e sem necessidade de conferências ou de trabalhos repetitivos.

2. Área do locatário

A área do locatário é uma funcionalidade que precisa ser oferecida aos seus locatários se você quiser reduzir imediatamente a inadimplência. Nesse espaço, geralmente integrado ao site da imobiliária, é possível que seus clientes realizem uma série de ações importantes, como, por exemplo:

  • Acessar o boleto do mês
  • Histórico de boletos pagos
  • Acesso a 2º via de boleto, com juros e multa já calculados
  • Abrir chamados de atendimentos para a imobiliária
  • Atualizar informações básicas

Essa funcionalidade facilita esse tipo de tarefa para seu cliente e torna sua equipe menos sobrecarregada. Tenha preferência por um sistema que ofereça uma área do locatário completa, com:

  • Controle de pagamentos
  • Gerenciamento de tickets
  • Compartilhamento de documentos

3. Notificação de boletos automática

As notificações de lembrete são uma maneira educada de lembrar os clientes de pagamentos que esqueceram, na verdade, é uma boa ideia enviar lembretes alguns dias antes do pagamento.

Com um software de gestão financeira para imobiliária é possível configurar as notificações de lembrete de pagamento para os locatários, como:

  • Quantos dias de antecedência você quer enviar a notificação
  • Conteúdo da notificação
  • Notificação automática pode ser enviada por SMS, mensagem de texto no celular
  • Notificação automática pode ser enviada por e-mail

Essa prática é muito usada por imobiliárias que fazem uso de tecnologias específicas para imbiliárias. Assim todas as notificações de lembrete são disparadas automaticamente e você e sua equipe não precisam se preocupar em preparar um e-mail ou ligar para o cliente inadimplente, tudo é automatizado.

Fazendo uso dessa tecnologia, programe as notificações para serem enviadas antes do vencimento, isso irá diminuir a taxa de inadimplência na sua imobiliária significativamente. É comum um locatário esquecer de pagar um boleto, mas se for notificado com 3 ou 4 dias de antecedência ele não esquecerá mais.

4. Acordos

Uma vez que você tenha recebido a atenção do locatário, você precisa tornar o mais fácil possível para que eles quitem os boletos. Como todas os outros itens que abordamos aqui, eles querem que seja feito sem dificuldades, rápido e fácil.

Os clientes colocam um valor alto na facilidade e velocidade das transações. Fazer com que seja mais fácil pagá-lo pode fazer a diferença na próxima vez que o cliente for pagar.

Uma maneira de fazer isso é disponibilizando o boleto na área do locatário e enviando notificações automáticas, como dito anteriormente, e realizando acordos com os inadimplentes vinculado diretamente ao Contrato.

Usar um software de gestão financeira para imobiliária reduz consideravelmente a inadimplência imobiliária. Isso porque as operações recorrentes são automatizadas e é uma ótima forma de diminuir as tarefas da sua equipe e torná-la mais produtiva, afinal sobra mais tempo para dedicar-se a atividades mais relevantes e estratégicas.

Com um ERP imobiliário é possível automatizar muitas atividades como a emissão de boletos e NF, cobrança, conciliação bancária, entre outras.

Quer reduzir a inadimplência na sua imobiliária? Clique aqui e faça uma degustação no Superlógica Imobiliárias e tenha uma gestão financeira sadia na sua imobiliária.

Quer saber como mais de 1600 imobiliárias reduziram em até 32% a taxa de inadimplência? Fale com um Especialista em Gestão Financeira Imobiliária e saiba as principais formas para reduzir a inadimplência imobiliária.


Compartilhar

Comentários

comentarios