aumentar a carteira de clientes no mercado imobiliário

13 ações para aumentar a carteira de clientes no mercado imobiliário

Se você é dono de imobiliária ou corretor imobiliário, bem estabelecido com todo um portfólio de clientes e propriedades, ou simplesmente está começando na indústria, é importante pensar continuamente sobre como você pode dobrar a sua carteira de clientes e aumentar sua renda mensal.

Há várias formas, pelas quais, você pode ser verdadeiramente pró-ativo sobre o crescimento da sua carteira de locações, e tudo gira em torno da construção de marca, marketing e construção de relacionamentos excelentes com clientes novos, existentes e potenciais. E para atingir todos esses pontos, é preciso conhecer as 23 ações para aumentar a carteira de clientes no mercado imobiliário.

Conheças as 23 ações para aumentar a carteira de clientes no mercado imobiliário

Claro, algumas dessas ideias podem ser mais ou menos apropriadas para suas necessidades, pois depende do seu tempo disponível e orçamento. Mas, no entanto, dê uma olhada nessa lista para você copiar todas as ideias e se inspirar em muitas formas para aumentar a carteira de clientes em sua imobiliária.

1. Realize as pesquisas de mercado de forma contínua

Primeiro, é importante pesquisar continuamente e conhecer seu mercado-alvo. Uma ótima maneira de começar é olhando para a sua carteira de cliente, que você tem hoje, e realizando algumas pesquisas simples. As principais perguntas a serem feitas incluem:

  • Por que você nos escolheu?
  • Quantos e quais outros corretores você considerou?
  • Quanto tempo demorou para tomar uma decisão?
  • Quais foram as principais habilidades que você estava procurando ao selecionar um corretore ou imobiliária?
  • Havia alguma coisa que o fizesse hesitar ou se preocupar quando estava escolhendo?

As respostas a essas perguntas podem ajudar a moldar todos os seus esforços de marketing e permitir que você atinja diretamente o ponto positivo com potenciais clientes e assim aumentar a carteira de clientes no mercado imobiliário.

2. Fique de olho nas conversas nas mídias sociais

Grupos de LinkedIn, grupos de Facebook, Twitter, fóruns, comunidades on-line, todos podem fornecer uma ótima informação sobre o que está acontecendo na comunidade de proprietários, e também lhe dá a chance de compartilhar seus conhecimentos e captar o seu nome, respondendo as perguntas, solicitado pelos proprietários on-line.

Aproveite e conheça o Imobiliárias do Futuro, existem duas comunidades hoje:

Imobiliárias do Futuro no Linkedin

Imobiliárias do Futuro no Facebook

O objetivo do grupo é fornecer um local que encoraje e apoie o crescimento e o sucesso dos profissionais do mercado imobiliário.

È encorajado tópicos sobre: apresentações, corretores, treinamento, compradores, marketing, mindset, administração de negócios, vendas, atendimento ao cliente, tecnologia, empreendedorismo, desafios e preocupações gerais no setor imobiliário.

3. Compreenda os diferentes tipos de proprietários de imóveis

Existem diferentes tipos de proprietários, então não tente falar com todos eles ao mesmo tempo através do seu marketing, como whats app e lista de email, pois eles terão necessidades diferentes. Afinal, existem perfis diferentes, como os investidores profissionais que tem um portfólio completo de imóveis que terão necessidades diferentes e os investidores amadores, que só têm uma ou duas propriedades para gerar renda para a aposentadoria ou para que seus filhos vivam.

Se você gerencia os imóveis de um proprietário que está no exterior, por exemplo, eles vão querer saber todos os detalhes de como anda o imóvel deles, renda, pagamento, avaliação do imóvel e outros deralhes. Então não trate todos como apenas “clientes”, para cada necessidade existe uma ação a ser tomada.

4. Estude o mercado

As estratégias de marketing são importantes para atrair inquilinos e comercializar as propriedades de seus clientes. Sente-se com sua equipe e desenvolva uma estratégia detalhada que descreva quais canais você gastará mais tempo e dinheiro, especificamente para atrair mais clientes.

No Brasil, esse cenário é ainda mais positivo, já que segundo a Revista Forbes, em uma pesquisa de janeiro de 2016, o nosso país é o maior usuário de redes sociais na América Latina, ou seja, 42% da nossa população acessa as redes sociais regularmente.

5. Publique periodicamente estudos de caso que você possa mostrar aos potenciais clientes

A compilação de informações e estatísticas, como a rapidez com que você pode gerenciar propriedades e reduzir os períodos vazios, a taxa média de satisfação dos inquilinos, quanto ou o pouco que você precisava para envolver seus proprietários no passado quando se tratava de algum problema, o número dos inquilinos potenciais que você tem em seu banco de dados e muito mais.

6. Crie uma presença bem estabelecida nas redes sociais

As redes sociais têm alcançado cada vez mais usuários e sido palco de diversos tipos de ações. Entre elas, podemos destacar o marketing e as vendas, já que as plataformas desenvolvidas para conectar pessoas também ligam as marcas ao seu público e têm um grande potencial para a divulgação de produtos e serviços.

Se você trabalha para uma agência imobiliária ou gerencia seu próprio negócio de gerenciamento de propriedades, é importante ter uma forte presença em mídia social, seja como escritório ou como indivíduo. Facebook e Twitter são ótimos lugares para começar, e a criação de uma audiência, compartilhando artigos interessantes, atualizações de notícias e outros conteúdos, pode ajudá-lo a construir um seguimento de pessoas que podem não estar no mercado para um gerente de propriedade ainda, mas quem pode ser mais adiante na pista.

Certifique-se de que os artigos e as atualizações que você compartilha, ou uma porcentagem deles, tenha apelo aos interesses dos proprietários.

7. Publicar artigos no LinkedIn

O LinkedIn oferece um recurso de blog incorporado, que permite que você publique conteúdo escrito por escrito longo para sua rede para ler e compartilhar. É uma ótima maneira de se posicionar como líder de pensamento em sua indústria.

Por isso, pense que tipo de informação o público que segue as páginas da sua imobiliária nas redes sociais gostaria de receber. Algumas dicas que podem funcionar para as imobiliárias, apesar das particularidades de cada uma, são:

  • Notícias sobre o mercado de imóveis da região em que atua
  • Informações sobre financiamentos e outras formas de pagamento
  • Imóveis disponíveis e boas opções de investimento na região
  • Fotos detalhadas e informações completas, como endereço, valor e características dos imóveis que você está ofertando
  • Promoções e eventos que sua imobiliária participa.

Outra dica importante é que publicações com imagem tem o potencial de receber muitos mais cliques e curtidas do que posts apenas com textos. Por isso, investir em imagens para seus conteúdos é uma ótima forma de atrair clientes pelas redes sociais.

8. Utilize anúncios de redes sociais

Para aumentar ainda mais a eficácia dos seus perfis de redes sociais, os anúncios sociais pagos podem ajudar a dirigir mais custidas e compartilhamentos para sua página. Os anúncios sociais são particularmente úteis, pois você pode ser altamente segmentado para quem você mostra seus anúncios. É possível criar anúncios com base na idade, gênero e localização.

9. Crie um canal no YouTube

Se você não é tímido na frente das câmeras, por que não iniciar um canal no YouTube onde você compartilha dicas de investimento em imóveis, atualizações do mercado imobiliário,  novidades, entrevistas com profissionais da área como consultores de hipoteca e muito mais. Certifique-se de compartilhar estes em suas redes sociais e incentive os usuários a se inscreverem para receberem novidades do seu canal.

10. Concentre-se nas descrições dos imóveis que você gerencia

Lembre-se que tudo o que você faz como gestor imobiliário é um reflexo de si mesmo, e isso inclui o trabalho que você executa para a sua carteira de clientes. Se você escreve descrições sem profissionalismo para as propriedades dos clientes, você ou sua agência imobiliária podem ganhar uma reputação ruim por realmente não se preocupar muito com seus clientes de locação.

11. Faça uma fotografia excelente para listas uma prioridade

Compartilhar fotos de alta qualidade chama a atenção dos seus clientes e valoriza os imóveis que você está ofertando. Algumas dicas rápidas para conseguir boas fotos, caso você não trabalhe com um fotográfo profissional são:

  • Organizar bem o ambiente do imóvel antes de fotografarPrefira usar máquinas fotográficas para manter uma qualidade melhor
  • Utilize um tripé para evitar que as fotos fiquem tremidas ou sem foco
  • Cuide da iluminação. Uma dica é aproveitar a luz natural para fazer boas fotos, para isso fique de costa para janelas e portas e não de frente
  • Se o imóvel estiver mobiliado tente transmitir um ar de aconchego com as fotos.

Quando falamos do mercado de imóveis, ter boas fotos se torna ainda mais importante já que o visual pesa muito no momento de decidir qual imóvel comprar ou locar.

12. Não se esqueça de organizar seus imóveis para inspeções

Garantir que todas as suas propriedades de aluguel sejam bem apresentadas nas inspeções irá construir sua reputação, como alguém que realmente se preocupa em obter grandes rendas de aluguel para seus clientes. Embora seja um custo adicional, ele pode ajudá-lo a encontrar inquilinos para suas propriedades de forma mais rápida, significando proprietários mais felizes.

13. Faça bom uso das revisões e comentários

Recebeu algum feedback excelente em parte de alguns de seus clientes? Incentive-os a deixar um comentário na sua página do Facebook ou no perfil comercial do Google. Dessa forma, qualquer pessoa que realize pesquisas sobre possíveis imobiliárias ou corretores imobiliários poderão ver o quão bem você atendiu seus clientes no passado.

aumentar a carteira de clientes no mercado imobiliário

No mercado imobiliário, a oportunidade de gerar negócios já está sendo percebida por boa parte das imobiliárias. Se você também quer investir nessa estratégia e aumentar a carteira de clientes no mercado imobiliário, faça uso de todas essas dicas e esteja preparado para ter um aumento significativo em sua renda.


Compartilhar

Comentários

comentarios