estratégias para captação de alunos

Montando estratégias para captação de alunos durante as férias escolares

O objetivo de atrair clientes faz parte do planejamento diário de qualquer empresa. No entanto, existem negócios nos quais a sazonalidade é importante para a assinatura de novos contratos. Esse é o caso das escolas que ao final do ano precisam intensificar as estratégias para captação de alunos.

Instituições de ensino têm uma característica bastante particular em relação às outras empresas da economia da recorrência. O período efetivo em que novos contratos são fechados é bastante limitado, por mais que as campanhas de atração sejam feitas durante o ano todo.

Assim, o final do período letivo se torna propício para tentar impactar pais e alunos que estão à procura de uma nova escola. Entretanto, é preciso considerar um detalhe: os planejamentos de férias de verão.

Acompanhe, ao longo deste artigo, uma série de dicas para elaborar um planejamento para captar alunos durante as férias:

    1. Por que é preciso prestar atenção nas férias de verão?
      1. Como captar novos alunos se eles não estarão em casa?
    2. Superlógica Educacional como facilitador para estratégias de captação de alunos
      1. Matrículas on-line
      2. Geração simplificada de contratos
      3. Diversificação nos meios de pagamento
      4. Automatização nos processos diários da secretaria

Por que é preciso atenção as férias de verão?

Segundo dados da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), janeiro, julho e dezembro foram os meses de 2018 com o maior número de desembarques em voos domésticos no Brasil. Ou seja, 27,9% das viagens domésticas de 2018 aconteceram nesses meses.

Nota-se que aqui estamos considerando apenas voos nacionais. No escopo daqueles que utilizam esses períodos para viajar, precisamos colocar na conta voos internacionais, ônibus, carros particulares e cruzeiros. Assim, o número de indivíduos que se desligam de seus hábitos nesses meses é bem maior.

Não por coincidência, estes também são os períodos referentes às férias escolares. É nesta época que pais e alunos planejam suas viagens. Além de se preocupar sobre como entregar suas campanhas às pessoas, também é importante repensar os períodos em que elas estarão no ar.


Como captar novos alunos se eles não estão em casa?

A primeira dica, para prospectar com eficiência durante as férias, é começar cedo. A percepção de problemas e o desejo de mudança não se manifestam apenas ao final do ano letivo. Essa decisão começa a ser ponderada pelos pais com certa antecedência.

Isso porque a mudança envolve uma série de pesquisas para determinar o custo-benefício: preços, distância, qualidade de ensino, material didático e indicações. Além disso, há o próprio planejamento das férias de verão, com o desejo de encerrar (ou ao menos adiantar) esse processo para antes da viagem.

Quanto antes puder se concentrar nas campanhas de captação, melhor! Durante todo o ano letivo, os responsáveis legais devem estar cientes da existência e qualidade da sua escola. Seja por mídias offline, como outdoors, seja por inbound marketing, quando a busca por opções surgir à mente dessas pessoas, o nome de sua instituição de ensino precisa ser um deles.

Portanto, intensifique os esforços conforme a metade do ano chegar e trabalhe diferentes estratégias de acordo com seu público alvo. 

O tema já foi ano blog do Superlógica Educacional anteriormente, clique neste link e confira 10 dicas importantíssimas para captar mais alunos.

Superlógica Educacional como facilitador de estratégias para captação de alunos

Para montar uma estratégia arrebatadora, que preencha suas salas de aula, é essencial ter diferenciais para oferecer. Ou seja, possuir elementos que lhe destaque da concorrência.

Estes não precisam estar necessariamente atrelados ao aspecto acadêmico. A oferta de valor também estará nos preços, formas de pagamento, relacionamento e facilidades para realizar a matrícula.

Um dos diferenciais está na utilização de um sistema de gestão financeira e educacional completo, como o Superlógica Educacional. Com essa ferramenta em mãos é possível automatizar uma série de processos diários que lhe tiram o foco das estratégias de captação de alunos.

Entenda como este sistema de gestão escolar lhe auxiliará na tarefa de conquistar novos alunos matriculados:

Matrículas on-line

Conveniência e autosserviço são cada vez mais indispensáveis. Com as rotinas apertadas é preciso limitar a necessidade se fazer visitas às escolas, negociar e assinar os documentos.

Utilizando o Superlógica Educacional, as instituições de ensino podem oferecer aos pais a possibilidade de efetuar suas matrículas pela internet. A escola pode disponibilizar em seu site a “Matrícula on-line”, pela qual os pais preenchem o cadastro, selecionam a forma de pagamento e completam o processo sem entraves burocráticos.

Para melhorar ainda mais a experiência, em 2019, a Superlógica implantou a opção de configurar uma mensagem padrão para caso aconteça algum problema no pagamento. Por exemplo, caso uma transação pelo cartão que o cliente selecionou falhar, a escola recebe a notificação programada para entrar em contato com ele, resolver o entrave e efetivamente fazer a matrícula.

Geração simplificada de contratos

Para seguir a lógica de velocidade e conveniência citada acima, é importante agilizar burocracias que podem deixar os responsáveis impacientes. A geração de contratos, por exemplo, pode ser automatizada e simples.

No Superlógica Educacional, a instituição precisa criar o modelo de contrato apenas uma vez, depois, basta selecionar o modelo e enviar aos pais. Isso elimina a necessidade de delegar uma pessoa especificamente para a tarefa de redigir contratos ou terceirizar o trabalho.

Diversificação nos meios de pagamento

Apresentar diferentes formas para os pais pagarem a mensalidade escolar é fundamental para atrair novos alunos. Dois meios de pagamento se destacam no dia a dia dos brasileiros: o boleto bancário e o cartão de crédito.

Pelo Superlógica Educacional para escolas é possível emitir boletos de maneira simplificada e enviá-los no e-mail dos clientes. Além disso, o cartão de crédito está ganhando cada vez mais destaque entre os brasileiros e é uma opção promissora para instituições de ensino apresentarem.

Quanto maior a gama de opções, mais pessoas sua escola você poderá atender. E tudo isso dando autonomia para elas definirem os meios de pagamento no qual se sentem mais seguras.

Automatização nos processos diários na secretaria

Ao contratar um sistema de gestão escolar, um dos maiores ganhos, é a eficiência. Com processos rotineiros do departamento financeiro e da secretaria sendo automatizados, restará mais tempo para pensar no aspecto estratégico da sua escola.

A captação de alunos é um dos pilares que mantém sua instituição de pé, uma etapa necessária para alcançar o número mínimo de alunos para cada turma. A operação saudável do fluxo de caixa passa pela automatização dela mesma e do foco na atração e retenção de pais e alunos.

Enfim, o período de férias escolares é, definitivamente, um momento para prestar atenção no seu planejamento de captação. Busque entender como funciona a sazonalidade dos seus clientes, quando eles estão mais dispostos a fechar contratos. E, sobretudo, procure por soluções que agreguem à sua oferta de valor e que lhe permita se concentrar nas campanhas.  

Sobre a Superlógica

A Superlógica desenvolve o software de gestão líder do mercado brasileiro para empresas de serviço recorrente. Somos referência em economia da recorrência e atuamos nos mercados de SaaS e Assinaturas, Condomínios, Imobiliárias, Escolas e Cursos.

A Superlógica também realiza o Superlógica Xperience, maior evento sobre a economia da recorrência da América Latina, e o Superlógica Next, evento que apresenta tendências e inovações do mercado condominial.

Nova call to action

Compartilhar

Comentários

comentarios