campanhas de rematrícula online

Aumente sua retenção de alunos com uma campanha de rematrícula online

De acordo com o levantamento Global Digital Report, da We Are Social, o brasileiro passa em média nove horas e meia por dia na internet. Além das atividades em redes sociais, estes indivíduos procuram por soluções e serviços que possam ser realizadas remotamente. Assim, para instituições de ensino, uma boa maneira de potencializar a atração de alunos é a elaboração de campanhas de rematrícula online.

Ao final do ano, a maior preocupação das escolas, no aspecto comercial, é a retenção de seus clientes. O sucesso nas rematrículas é um determinante para os resultados esperados nas campanhas de captação – além de influenciar em métricas financeiras importantes, como o breakeven.

Não atribuir a devida atenção a esse elemento – que se precisa fazer durante todo o ano – abrirá margem para seus concorrentes agirem diretamente sobre a sua base de clientes.

Para auxiliar seu planejamento, uma boa medida é digitalizar seus processos, incluindo o envio de mensagens em massa aos pais e responsáveis. O Superlógica Educacional para escolas, com integração ao ClassApp, possibilita essa ação lhe aproximando da realidade dos seus clientes.

Confira neste artigo como uma campanha de rematrícula escolar online lhe ajudará na retenção de clientes. Você verá aqui:

  1. Por que a retenção é tão importante para suas métricas financeiras?
  2. Montando uma campanha de rematrícula
  3. Mensagens automáticas como ferramenta para campanhas de rematrícula online
  4. O futuro da rematrícula online



Por que a retenção é tão importante para suas métricas financeiras?

O objetivo primordial de uma instituição de ensino é o desenvolvimento acadêmico e social de seus alunos. Entretanto, isso não deve impedir os mantenedores e diretores de enxergar suas escolas como um negócio. Também é necessário observar métricas e indicadores do negócio.

Construção de autoridade, melhorias na infraestrutura e um bom relacionamento com os clientes não deve objetivar apenas a atração de novos alunos. Para manter um fluxo de caixa saudável é necessário dar atenção aos que já estão frequentando suas salas de aula.

A má performance de uma campanha de rematrícula (taxa de churn) influenciará no quanto você precisará investir para captar. Altas taxas de cancelamento são um sinal de ineficiência de uso dos recursos, afinal conquistar um novo cliente pode ser de 5 a 7 vezes mais caro.

Outra métrica influenciada pelo insucesso na retenção é o CAC, Custo de Aquisição por Cliente (ou, no caso de instituições de ensino, Custo de Aquisição por Aluno). Suas turmas possuem uma lotação mínima para “se pagarem”, se você perde alunos, consequentemente precisará gastar mais para obter substitutos.

Montando uma campanha de rematrícula

Com o impacto de um desempenho fraco nas rematrículas escolares em mente, você pode estar se perguntando como montar seu planejamento para esse período. Sua estratégia dependerá da maturidade do negócio, seus objetivos comerciais para o próximo ano e até da localização da sua escola.

A Superlógica Educacional elaborou um passo a passo para orientar sua campanha, confira o material completo e detalhado neste link:

  1. Capacite seus funcionários para perceberem as oportunidades;
  2. Crie planos de negociação e pagamento para saber os limites das suas ofertas;
  3. Faça estudos de mercado e perfis de cliente para direcionar suas campanhas aos objetivos específicos;
  4. Descubra os canais de distribuição pelos quais seus clientes mais engajam;
  5. Estabeleça metas de rematrículas e cancelamentos, ou seja, guie seus objetivos por dados;
  6. Automatize processos, de maneira que possa se concentrar na sua estratégia de negócio

Mensagens automáticas como ferramenta para campanhas de rematrícula online

No item 4 da lista acima, citamos a necessidade de encontrar os melhores canais de distribuição para sua campanha. Afinal, para sua estratégia funcionar é essencial que a mensagem chegue em seus clientes.

Inclusive, os estudos de perfil também servirão nessa missão. A partir deles você descobrirá em quais redes sociais os pais estão e por quais canais se comunicam e engajam mais nos conteúdos institucionais.

Há hoje uma demanda para que essas mensagens cheguem nos celulares, sendo esse o principal meio de acesso à internet. Segundo a pesquisa TIC Domicílios, 97% dos brasileiros conectados à internet – 126,9 milhões de pessoas – a utilizam pelo celular.

Uma solução capaz de aumentar o engajamento dos pais de alunos com suas campanhas de rematrícula é utilizar um aplicativo voltado à comunicação escolar, como o ClassApp. Melhor ainda, ele pode ser integrado ao Superlógica Educacional, possibilitando o envio de comunicados em massa através do próprio sistema de gestão.

Assim, você obtém uma ferramenta de contato direcionado aos seus clientes. Criando uma cultura para que eles acessem o aplicativo habitualmente, as chances deles serem impactados pela sua campanha serão maiores.

Para saber mais sobre a integração, preencha o formulário abaixo e aguarde o contato de um dos nossos especialistas:


O futuro das matrículas online

Também será necessário manter-se atento à disrupção tecnológica, cada vez mais veloz. O mercado educacional, sobretudo, possui um alto número de propostas inovadoras entrando em evidência como Realidade Aumentada (AR), gamificação do ensino e softwares em nuvem.

Uma revolução em curso que impactará a maneira de se fazer campanhas de rematrícula é a digitalização de documentos e as assinaturas eletrônicas. O número de certificados digitais, no padrão da ICP, cresce anualmente segundo o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação. Entre julho de 2018 e agosto de 2019, foram emitidos mais de 5 milhões de novos certificados, 25% a mais que entre julho de 2017 e agosto de 2018.

Ou seja, um cenário em que não apenas a campanha, mas efetivar a matrícula será feita remotamente está bem próximo de virar realidade. Ainda mais com a perspectiva de indivíduos criados em um mundo digitalizado, como as gerações Z e Alpha, entrarem ativamente na economia.

Busque sempre manter-se atualizado sobre as tecnologias que podem facilitar seu trabalho e se enquadrem na demanda da sociedade. Também, considere que os esforços de retenção precisam ser incisivos em perfis-chave, como alunos de suas primeiras séries, afinal, eles passarão mais tempo na sua instituição, gerando mais receita a longo prazo.

Sobre a Superlógica

A Superlógica desenvolve o software de gestão líder do mercado brasileiro para empresas de serviço recorrente. Somos referência em economia da recorrência e atuamos nos mercados de SaaS e Assinaturas, Condomínios, Imobiliárias e Educação

A Superlógica também realiza o Superlógica Xperience, maior evento sobre a economia da recorrência da América Latina, e o Superlógica Next, evento que apresenta tendências e inovações do mercado condominial.

Nova call to action

Compartilhar

Comentários

comentarios