Softwares que usamos na Superlógica para apoiar nosso crescimento

Softwares que usamos na Superlógica para apoiar nosso crescimento

A Superlógica é uma startup que durante sua existência testou muitas ferramentas e deu muitas cabeçadas. Aprendemos quais, de fato, poderiam nos ajudar a alcançar os melhores resultados.

Com a conquista de novos mercados e uma cultura forte de testar inovações e apontar com transparência os erros internos, quase triplicamos o número de funcionários em pouquíssimo tempo – saímos de cerca de 50 pessoas no início de 2016 para 129 em maio de 2017. No ano passado, faturamos mais de R$ 10 milhões com nosso sistema de gestão de pagamentos para empresas com serviços recorrentes e neste ano devemos triplicar nossa receita.

Elencamos as startups e softwares que nos ajudaram a crescer.

Marketing, vendas e outros

RD Station

O RD Station é o software que usamos para desenvolver nossas campanhas de e-mail marketing e automação, além das landing pages de materiais como e-books e pop-ups. Fizemos uma integração também do RD com o Superlógica – desta forma, os novos trials caem diretamente no RD.

MailChimp

Usamos o MailChimp há anos e ainda hoje para algumas campanhas e ele nunca decepciona. Excelente produto.

Pipedrive

O Pipedrive é o nosso CRM de vendas – embora deixe um pouco a desejar nos relatórios, é extremamente fácil de usar e tem boa usabilidade. Assim que um lead é qualificado no RD Station, ele cai diretamente para um vendedor no Pipedrive.

Ramper

Utilizamos o Ramper para ações de prospecção de vendas. Além de permitir capturar contatos direto do LinkedIn, com ele conseguimos criar cadências de e-mails e automatizar completamente ações que demorávamos semanas para fazer. É possível também automatizar follow-ups e rastrear e analisar taxas de abertura e cliques.

HubSpot Sales

Nosso time de vendas utiliza bastante o HubSpot Sales, aplicativo que permite rastrear a abertura e o clique em links de e-mails enviados. Mão na roda.

WordPress

O WordPress é a plataforma que usamos para gerenciar o conteúdo do nosso site e do nosso blog. Usamos também a plataforma para desenvolver o site do Superlógica Xperience. Usamos o Odin Framework para criar os temas.

Google Analytics

O Google Analytics é onde acompanhamos as métricas dos nossos sites e blog.

SEMrush

O SEMrush nos permite monitorar e acompanhar ações de conteúdo e SEO, além de analisar concorrentes, mercados e palavras-chave.

Contentools

Escolhemos a plataforma da Contentools para fazer a gestão de conteúdo de todas as verticais da Superlógica – Assinaturas, Condomínios, Imobiliárias e Educacional.

Canva

O Canva é um aplicativo sensacional que permite criar peças de design de modo fácil e prático. Extremamente recomendado.

Trello

Extremamente prático e fácil de usar, o Trello está presente em praticamente todos departamentos da empresa e é usado das variadas formas, para acompanhar projetos.

Intercom

O Intercom nos ajuda muito no processo de marketing e vendas – ao fazer o trial, nosso time de vendas consegue acompanhar o onboarding dos leads e conversar com eles dentro do sistema. Além disso, usamos o Intercom para enviar comunicados (via sistema ou por e-mail) sobre novidades no produto.

Grupos do Facebook

Utilizamos os grupos do Facebook (sim!) para discutir ações ou mesmo postar novidades, comunicados e outras coisas entre todo mundo da equipe.

G Suite (Google Apps)

Usamos a suíte de aplicativos do Google para e-mail (Gmail), documentos, Drive, agenda e por aí vai.

Atendimento e sucesso do cliente

Além do Intercom, utilizamos basicamente duas ferramentas para atendimento e satisfação de clientes – a Freshdesk e a Tracksale.

Freshdesk

Usamos o Freshdesk para gerenciar os chamados dos nossos times de suporte, de todas as verticais. A ferramenta permite criar regras de atendimento que aumentam a produtividade da nossa equipe.

Tracksale

A Tracksale é a ferramenta que usamos para medir o nosso NPS e a satisfação dos nossos clientes. Integramos ao nosso software e rodamos pesquisas a cada 90 dias.

Gestão e pagamentos

Superlógica

Para gerenciar as assinaturas de todas as nossas verticais, utilizamos o Superlógica Assinaturas – focado em negócios SaaS, como o nosso. Toda a contratação e gestão do negócio é automatizada, com checkout, envio de boleto ou pagamento com cartão de crédito e, por fim, a emissão da nota fiscal. Além disso, acompanhamos todas as métricas por vertical – churn, growth, ticket médio etc.

PJBank

O PJBank é a empresa que processa os pagamentos do Superlógica e dos seus mais de 4 mil clientes. O PJ já está preparado para a nova realidade dos boletos com registro e em breve vai oferecer também uma conta digital.

Eventos

Este ano vamos realizar mais de 100 eventos aqui no nosso espaço, o Superlógica Labs. Além disso, o Superlógica Xperience, em agosto, vai movimentar o mercado de assinaturas e SaaS. E, a partir de junho, o Superlógica Next vai viajar o Brasil para discutir o mercado de condomínios.

Eventbrite

A Eventbrite foi a plataforma escolhida para fazer a venda e a gestão de ingressos dos nossos eventos – excelente atendimento, funcionalidades robustas e boas taxas de pagamento nos fizeram escolher por ela.

Typeform

Usamos o Typeform para fazer pesquisas de satisfação com nossos clientes e também com os frequentadores do Superlógica Labs, nosso espaço de eventos.

mobLee

Acabamos de escolher a mobLee como o app para nossos eventos. Pesaram na decisão o fato de já conhecermos o aplicativo do RD Summit e a própria indicação da Resultados Digitais.

Desenvolvimento

GitHub

GitHub é uma plataforma de hospedagem de código para controle de versão e colaboração. Ele é na verdade uma rede social ou uma fábrica social de software, que desenvolve e promove milhares de códigos fontes pré-armazenados, para as mais diversas finalidades contando com mais de 21 milhões de usuários no mundo. O GitHub usa o sistema de versionamento de projeto que hoje é conhecido como Git.

Amazon AWS

Amazon Web Services, também conhecido como AWS, é uma coleção de serviços de computação em nuvem ou serviços web, que formam uma plataforma de computação na nuvem oferecida pela Amazon. Os serviços da Amazon nos proporcionam segurança, alta disponibilidade dos nossos serviços, backups e elasticidade para suprir altas demandas.

mLab

É uma plataforma completa para gestão, provisionamento, backup, escalonamento e monitoramento de banco de dados Mongo DB provendo ele como serviço DaaS (Database as a Service).

StatusPage.io

É a plataforma que utilizamos para gestão de incidentes ou problemas de performance com nossas aplicações de forma transparente e controlada para nossos clientes. Com ela temos o histórico dos problemas, das soluções empregadas e conseguimos obter métricas para melhoria de nossas aplicações.

Sensedia

Referência no mercado, o API Management da Sensedia é a central de gerenciamento das APIs: responsável por impor políticas de segurança, controlar volume de invocações e possibilitar a transformação e enriquecimento de mensagens. O API Analytics é um conjunto de painéis para visualização e análise dos principais indicadores das APIs, incluindo consumo, latência, engajamento de desenvolvedores e parceiros, erros e rastreamento detalhado via log.

pfSense

O pfSense é um software livre, baseado no sistema operacional FreeBSD e adaptado para assumir o papel de um firewall e/ou roteador de redes. Ele é um dos elementos de segurança de nossa rede responsável pelo tráfego e contato com o mundo externo via internet.  

Fail2Ban

É um framework para proteção de servidores contra ataques de força bruta para impedir a intrusão nas máquinas.

BlackFire.io

É uma plataforma SaaS da SensioLabs para testes, análise de perfil e cenários para o backend PHP. Usamos para resolver gargalos de performance ou aplicar melhorias em operações lentas.

SensioLabsInsight

É uma plataforma que avalia a qualidade do código PHP empregado em nosso backend, avaliando a aplicação de boas práticas, uso de código ou prática obsoleta, respeito a pattern ou exposição de segurança do código.

New Relic

Trata-se de uma das ferramentas mais robustas de monitoramento em tempo real para aplicações na web que existe no mercado. Tem uma abrangência completa (Full Stack) da aplicação dando subsídios para melhora da aplicação e evitar quedas de performance ou serviços. Abrange múltiplas linguagens de programação.

Graylog

É uma ferramenta open source para administração e gestão de syslog e Eventlog de nossa infraestrutura de forma centralizada e visual.

Monyog

Ferramenta para monitoramento e otimização de banco de dados MySQL de forma gráfica, setup rápido e escalável.

PullApprove

Ferramenta integrada ao GitHub para controle na aprovação e ou recusa do código desenvolvido, gestão do deploy (implantação) e revert das alterações aprovadas.

Docker

Docker é uma plataforma para gerenciamento de containers para ambientes de desenvolvimento em teste e produção. Altamente escalável e confiável para gerenciar ambientes em cloud.

PHPUnit

O PHPUnit é o framework de testes para a linguagem PHP mais utilizado do mundo. Possui vários recursos para executar baterias de testes de unidade e integração de forma automatizada.

Jenkins

Jenkins é um servidor de integração contínua muito poderoso e customizável. Possui uma variedade de plugins que podem ser usados para gerenciar todo o ciclo de desenvolvimento, testes de homologação e deploys de código em produção.

Sendgrid

Usamos a infraestrutura da Sendgrid para envio de e-mails através do Superlógica.

Movile

E o serviço da Movile para envio de SMS.

Mobile

Ionic Framework e React Native

Desenvolvemos nossos apps mobile em Ionic e React Native. São plataformas que disponibilizam as aplicações em formato híbrido, ou seja – funcionam tanto para Android quanto para Apple. Aplicativos: Seu Jaime, Área do Condômino, PJBank App e Área do Vistoriador.

Firebase

É uma ferramenta do Google que permite fazer ações tanto para Android quanto para Apple, como por exemplo as push notifications. Funciona também como um banco de dados em tempo real (ferramenta de chat, por exemplo).

Google Play Console

Ferramenta de analytics, do Google, que permite ver métricas de instalação, desinstalação, dispositivos ativos e engajamento.

Educação

Investimos continuamente na educação dos nossos funcionários e oferecemos duas plataformas de ensino à distância – Alura e Universidade Rock Content.

Alura

A Alura oferece centenas de cursos de programação, mobile, front-end e infraestrutura, além de design & UX e business. Prato cheio para o time de dev.

Universidade Rock Content

Já a Universidade Rock Content oferece cursos relacionados a marketing digital, como SEO, blogs corporativos, social buzz e inside sales.

Edools

Usamos a plataforma da Edools para transmitir conhecimento interno – cursos e treinamentos obrigatórios aos funcionários, como cultura, segurança de dados e informações e PCI.


Compartilhar

Comentários

comentarios