Descubra as vantagens das plataformas de SaaS com serviços financeiros

Por: Renan Landucci6 Minutos de leituraEm 04/03/2022Atualizado em 09/06/2022

Como qualquer negócio, uma empresa de software as a service (SaaS) precisa contar com alguns serviços financeiros para rentabilizar sua operação.

Os principais são: conta bancária para pessoa jurídica, emissão de boletos e recebimento de pagamentos por cartão de crédito.

A novidade é que a digitalização dos processos, um movimento que se acelerou nos últimos anos, tem permitido novas possibilidades para desburocratizar e melhorar os serviços financeiros.

Com soluções de banking as a service (BaaS), sistemas de gestão que operam no modelo SaaS podem agregar esses serviços à sua plataforma, integrando-os com as demais ferramentas do software.

Por exemplo, se a sua empresa assina uma plataforma de gestão que inclui o recurso de conta digital, é possível controlar as assinaturas e o caixa no mesmo lugar.

É SaaS ajudando SaaS, promovendo agilidade, integração e escalabilidade em todas as pontas da administração do negócio e permitindo que gestores e colaboradores foquem no que importa: a experiência e satisfação do cliente.

Neste artigo, vamos mostrar quais as vantagens de contar com uma plataforma de gestão com serviços financeiros e mostrar alguns exemplos, a partir dos recursos que você encontra na Superlógica.

Boa leitura!

Vantagens das plataformas de gestão com serviços financeiros

Assinar uma plataforma de SaaS com serviços financeiros é uma aposta em uma experiência nova, diferente daquela que se tinha com os bancos.

Isso pode gerar algum tipo de receio entre os empreendedores mais conservadores, acostumados com as instituições bancárias tradicionais, vistas como mais sólidas.

Se esse é o seu caso, não se preocupe: a Lei nº 12.865/2013 regulamenta a atuação de empresas de tecnologia da área financeira (fintechs) que fornecem serviços bancários como conta digital e emissão de boletos.

Ou seja, é tudo legalizado e fiscalizado, com a mesma segurança de um banco normal. Se ainda tiver dúvidas, leia o artigo “Fintechs são confiáveis? Entenda porque você não precisa se preocupar“.

Superada a questão da segurança e confiabilidade, só restam os benefícios. A seguir, apresentamos as principais vantagens de contar com os serviços financeiros integrados a uma plataforma SaaS.

Gestão financeira simplificada

Como mostramos antes, em um SaaS com serviços financeiros você encontra tudo o que precisa para fazer a gestão financeira do negócio em um único lugar. Isso torna a administração da empresa muito mais ágil.

Melhor experiência

A razão de ser das plataformas SaaS é proporcionar a melhor experiência de uso possível. Para isso, os designers se empenham em tornar a navegação entre as funcionalidades do softwares intuitiva e simples.

É possível configurar regras para emissão e envio automáticos de boletos de cobrança com poucos cliques, por exemplo.

Menos atritos e ruídos

Como as ferramentas de gestão são integradas com os serviços financeiros, há menos chance de ocorrer erro humano na operação do software, como a digitação de um valor errado.

Soluções sob medida

Enquanto os bancos atendem a um público mais genérico, no universo SaaS você encontra plataformas desenvolvidas especialmente para determinados segmentos.

A Superlógica, por exemplo, trabalha com softwares diferentes para gestão de assinaturas, gestão de imobiliárias e gestão de condomínios.

Em cada uma dessas plataformas, o assinante usufrui dos serviços financeiros que mais fazem sentido de acordo com as especificidades de seu negócio.

E essa especialização é aprimorada cada vez mais, através da análise de dados e das informações coletadas pela equipe de customer success.

Desburocratização

A empresa tem plataforma de gestão, conta bancária e outros serviços com apenas uma assinatura.

Não precisa lidar com dois parceiros distintos, o que significa menos documentos para assinar, menos etapas de verificação… Enfim, menos tempo perdido com burocracia.

Melhor atendimento e suporte

O atendimento dos bancos tradicionais é um problema sério para as micro, pequenas e médias empresas brasileiras (que compõem a imensa maioria das pessoas jurídicas do país).

Geralmente, apenas as companhias de grande porte conseguem um atendimento diferenciado dos bancos, o que gera bastante frustração nas demais.

Quando os serviços financeiros são providos por uma empresa de tecnologia, a tendência é que seja proporcionado um nível superior de atendimento e suporte.

Afinal, seu modelo de negócio depende da automatização dos processos e de uma operação eficiente, o que permite dedicar maior atenção aos clientes cujos problemas demandam algum nível de intervenção humana.

Maior lifetime value

Você também pode dar um passo além e incluir os serviços financeiros na sua própria plataforma de SaaS, com as soluções de BaaS.

Nesse caso, transmitirá todos os benefícios listados acima ao seu cliente, o que aumenta a sua satisfação e, consequentemente, o LTV.

Lifetime value, ou LTV, é uma métrica que estima a receita total que um usuário gera enquanto está ativo na base de clientes da empresa.

O cálculo é simples: LTV = ARPU x longevidade média do relacionamento

ARPU quer dizer Average Revenue Per User (ARPU), ou Receita Média por Usuário. Nada mais é que o ticket médio de um serviço de assinatura, ou seja, a média do que os usuários pagam por mês para a empresa.

Já a longevidade do relacionamento é o período médio entre a assinatura e cancelamento dos planos pelos clientes da empresa (geralmente medido em meses).

Com um software mais completo, que contempla serviços financeiros além das ferramentas de gestão, é bem provável que seja observado um aumento neste indicador.

Afinal, o cliente encontra na plataforma uma solução para vários problemas da rotina da empresa, sendo mais difícil substituí-la por outra.

Recursos e serviços financeiros da plataforma Superlógica

Assinando a Superlógica, seu negócio terá uma plataforma de gestão completa, desenvolvida especialmente para negócios de SaaS.

E o melhor, com todos os serviços financeiros de que você precisa:

Conta digital integrada com o ERP

Em vez de enfrentar a burocracia de um banco, você pode usar a conta digital integrada com a plataforma Superlógica.

Essa integração torna a gestão financeira do negócio mais ágil e viabiliza alguns dos recursos que apresentaremos nos próximos tópicos.

Pagamento de contas

No modelo tradicional, são necessários dois passos para o pagamento de contas: pagar ou agendar pelo internet banking e lançar as informações na plataforma.

Utilizando a solução da Superlógica, o tempo gasto no processo é cortado pela metade. Isso porque o pagamento é feito e lançado na hora, em uma única interface, e o gestor recebe a confirmação no mesmo momento.

Conciliação bancária automática

Com a conta digital integrada ao sistema de gestão, as empresas SaaS conseguem eliminar o processo oneroso e demorado de conciliação bancária manual e realizá-lo de forma 100% automatizada, extinguindo os erros.

Sem este recurso, os colaboradores perdem muito tempo para comparar os extratos bancários com os controles internos da gestão financeira — mesmo utilizando os arquivos de remessa e retorno.

Emissão de boletos

Embora o cartão de crédito seja o meio de pagamento mais usado por clientes de SaaS, o boleto ainda é uma opção relevante.

A integração do sistema de gestão Superlógica com a conta digital permite emitir e programar o envio dos boletos dentro da plataforma.

Pagamentos no cartão de crédito

Assinando a plataforma Superlógica, você já terá à disposição toda a infraestrutura tecnológica para receber os pagamentos recorrentes por cartão de crédito.

Caso haja algum problema e o pagamento não seja confirmado, o sistema faz novas tentativas automaticamente, com o objetivo de maximizar as chances de sucesso.

A plataforma ainda tem um painel intuitivo, que permite visualizar o status das transações por cartão, como a sua taxa de aprovação e performance, e pode compará-las com periodicidades anteriores.

Régua de cobrança

A régua de cobrança é um recurso fundamental para reduzir a taxa de inadimplência dos clientes que optam por pagar a assinatura com boleto bancário.

Ela consiste na configuração de uma regra para o envio de mensagens automáticas (por e-mail e/ou SMS) para os clientes com os boletos de pagamento.

É possível configurar, por exemplo, o envio das mensagens 10 dias antes do vencimento, 5 dias antes do vencimento, no dia do vencimento e 5 dias depois (com o boleto atualizado).

O sistema garante que todas as mensagens sejam recebidas pelos clientes de uma maneira completamente programável e customizável.

Gateways e pagamentos recorrentes

Um gateway de pagamentos é a interface que faz a integração e a comunicação entre as operadoras e adquirentes e as empresas. Eles são provedores de serviços que agrupam diversos meios de pagamento.

Eles funcionam como uma máquina de cartão de crédito: o cliente compartilha as informações sobre o pagamento e o gateway se encarrega de enviar esses dados, em tempo real, para o adquirente, que valida e processa a operação.

A plataforma Superlógica possui gateway próprio, integrado com PJBank, Cielo, Stone, Global Payments e Pagar.me.

Conclusão

A transformação digital e a atualização da legislação brasileira permitiram o surgimento de empresas de tecnologia voltadas para a área financeira, as fintechs.

Assim, deixamos de ser dependentes das instituições bancárias tradicionais, o que trouxe uma série de vantagens tanto para pessoas físicas quanto jurídicas:

  • Mais agilidade
  • Menos burocracia
  • Melhor atendimento
  • Gestão financeira mais eficiente

Essa nova realidade também agregou flexibilidade aos serviços financeiros, que podem ser ofertados em conjunto e integrados com outras soluções.

É o caso da plataforma Superlógica, que traz, no mesmo software, sistema de gestão e conta digital com serviços financeiros inclusos.

Toda essa facilidade serve para ajudar você a tornar sua operação mais eficiente e focar em oferecer a melhor experiência possível para o seu cliente.

Quer experimentar? Conheça nossos planos.

Leitura Recomendada