Saiba quando seu cliente está pronto para comprar um imóvel

Diariamente as imobiliárias recebem vários contatos interessados em comprar imóveis. As conversas geralmente são iniciadas por várias questões sobre as características e valor dos imóveis. Depois de responder, o corretor responsável por aquele potencial cliente iniciará o processo de follow up, ou acompanhamento, com o objetivo de fechar a venda.

Apesar de receber contatos ser parte das estratégias para vender imóveis, atender um número grande de clientes pode ser trabalhoso. Por isso, um desafio comum a todas as imobiliárias é identificar quais clientes estão prontos para comprar um imóvel e devem ser mais trabalhados pela equipe de vendas.

Pensando em ajudar o time de vendas da sua imobiliária a entender melhor se os clientes estão preparados para investir em um imóvel, separamos algumas dicas para identificar o estágio que o cliente está na jornada de compra e melhorar suas estratégias para vender imóveis.

Dicas para identificar se o cliente está pronto para comprar um imóvel

Por definição, um cliente está pronto para realizar uma compra quando atende 2 requisitos básicos:

  • Tem sua necessidade clara;

  • Tem dinheiro para realizar a compra.

Identificar se o contato atende a esses requisitos nem sempre é uma tarefa fácil, mas está entre as mais importantes estratégias para vender imóveis. A boa notícia é que os clientes dão alguns sinais de que estão prontos para fechar o negócio. Dão indícios que possuem o dinheiro necessário para investir e encontraram um imóvel que atende a sua necessidade. Veja os principais:

Gestão financeira de vendas

Fazem muitas perguntas e demonstram interesse

Uma pessoa que está interessada de verdade em adquirir um imóvel certamente irá querer saber tudo sobre ele. Por isso, esse cliente irá fazer muitas perguntas sobre o imóvel, incluindo pequenos detalhes e demonstrará um grande interesse pelas informações que o corretor pode fornecer.

Assuntos chave são a localização e estrutura do imóvel. Se o seu cliente não fizer perguntas sobre esses assuntos, talvez ele não esteja tão interessado em fechar negócio nesse momento.

Para ajudar seu cliente a encontrar o imóvel certo mais rápido, fique atento a todas essas perguntas que ele fizer. Dessa forma, caso ele chegue à conclusão que precisa procurar outro imóvel, você já conhece seu perfil e sabe qual opção atenderia suas necessidades.

Envolvem familiares no processo de compra

Outro sinal que um cliente dá que está pronto para comprar um imóvel é envolver amigos e a família no processo de compra. Isso porque dificilmente uma pessoa compra uma nova casa ou apartamento sem envolver e pedir a opinião de pessoas próximas.

Por isso, a presença de mais pessoas nas visitas ao imóvel é um forte indício de que seu cliente tem sim interesse de fechar a compra. Já se ninguém foi convidado a ir até o local, pode ser um sinal de que seu cliente ainda está no início da jornada de compra e precisa de mais tempo para tomar decisões.

Se interessam pelas formas de pagamento

Questionar as formas de pagamento também pode ser um indicador de que o cliente está interessado em fechar negócio. Isso porque ninguém pergunta como pode pagar algo que não gostaria de comprar. Por isso, se o seu cliente perguntar pela forma de pagamento, fique alerta, é possível que ele já tenha decidido que o imóvel atende sua necessidade e está buscando viabilizar a compra.

Gestão financeira da venda de imóveis

Atrair clientes e identificar interessados é um passo importante para a venda de imóveis, porém não é suficiente para que a sua imobiliária tenha sucesso. Entre as estratégias para vender imóveis, está a gestão financeira da sua imobiliária.

Ter esse departamento organizado e com processos definidos é primordial para realizar um bom trabalho de venda de imóveis e ser reconhecido no mercado. Para isso, é fundamental contar com um software de gestão financeira da venda de imóveis.

Esse tipo de sistema tem como objetivo descomplicar a gestão financeira do seu negócio. Com uma interface simples e amigável, facilita tarefas do dia a dia e ajuda a sua equipe a ganhar tempo e aumentar a produtividade.

Entre as suas principais funções está a gestão de contratos de venda, a emissão de nota fiscal integrada, automatização da DIMOB, relatórios gerenciais completos que permitem uma visão ampla do seu negócio, controle de contas a pagar e a receber e a conciliação bancária da sua imobiliária.

Trabalhar com um sistema de gestão financeira garante segurança de dados, mobilidade de informações por meio do armazenamento em nuvem e controle da inadimplência. Esse tipo de software simplifica o seu negócio e torna a gestão de vendas das sua empresa muito mais eficiente. Experimente já!

Gostou desse conteúdo?

Junte-se a mais de 1600 imobiliárias experientes e seja o primeiro a receber as nossas novidades e dicas!


Comentários

comentarios