A importância de um ERP para imobiliárias

Tem se tornado muito comum utilizar softwares para otimizar o trabalho nas empresas e aumentar a produtividade das equipes. Os sistemas também tem sido muito utilizados por imobiliárias para tornar o negócio mais rentável e facilitar as principais tarefas do dia a dia.

ERP imobiliário é um ótimo exemplo de software que esta sendo muito utilizado pelas imobiliárias. A sigla ERP significa Enterprise Resource Planning e significa “Planejamento dos recursos da empresa”. Esse tipo de sistema é desenvolvido especialmente para o mercado de imóveis, tanto locação quanto venda, e tem como objetivo organizar a empresa e torná-la mais produtiva.

Importância de um ERP para imobiliárias

Entre as funções de um ERP para imobiliárias estão auxiliar a gestão da empresa e a administração das atividades de todas as áreas, além de diminuir os custos envolvidos nos processos por meio da organização e planejamento estratégico da empresa.

Nós da Superlógica Imobiliárias, fizemos uma seleção das principais vantagens que esse software oferece. Confira a importância de um ERP para imobiliárias.

erp para imobiliárias

#1 Automação de processos imobiliários

Tornar algumas operações recorrentes automáticas é uma ótima forma de diminuir as tarefas da sua equipe e torná-la mais produtiva, afinal sobra mais tempo para dedicar-se a atividades mais relevantes e estratégicas. Com um ERP imobiliário é possível automatizar muitas atividades como a emissão de boletos e NF, cobrança, conciliação bancária, entre outras.

#2 Cobrança simplificada das locações e vendas

Como já falamos, com um ERP, o processo de cobrança pode ser automatizado. Mas não é só por isso que o sistema é importante para essa área da imobiliária. Além de enviar mensagens e e-mails automáticos para clientes devedores, com o ERP é possível ter acesso a todas as informações de maneira mais rápida e realizar a gestão da inadimplência.

Outra funcionalidade do ERP que é muito importante para as imobiliárias é a área do locatário. Por meio dela, o próprio cliente consegue realizar atividades, como atualizar boletos e verificar o status de seus pagamentos, além de abrir chamados junto a imobiliária. Imagine o quanto de tempo sua equipe irá economizar oferecendo essa facilidade para os clientes!

#3 Acesso eficaz de informações financeiras da imobiliária

Trabalhar com um sistema que integra informações de todas as áreas da sua empresa tem uma grande vantagem estratégica que é o acesso eficaz a informações. Por meio do sistema de gestão financeira para imobiliária é possível que a sua equipe consulte histórico de clientes, documentos ou outros dados importantes de forma simples e rápida.

Essa possibilidade facilita muitas tarefas da sua imobiliária, como o atendimento de clientes e integração entre departamentos. Torna a comunicação administrativa – entre membros da equipe – mais ágil, já que muitas das dúvidas podem ser respondidas por informações que constam no sistema e não precisam ser perguntadas ao colega de trabalho.

#4 Relatórios de forma simples

Uma atividade que pode fazer sua equipe perder bastante tempo é gerar relatórios que ajudem a gerência a tomar decisões importantes e avaliar se a imobiliária está tendo bons resultados.

Com um bom ERP imobiliário, os relatórios podem ser gerados de forma muito simples, já que os dados já estão todos no sistema e precisam apenas ser agrupados de forma que gerem as informações que você precisa. Trabalhar com um ERP imobiliário pode ser a solução para seu negócio tornar-se mais produtivo e inteligente.

#5 Controle das atividades da equipe

Esse tipo de software também é importante para controlar as atividade da sua equipe. Você sabe exatamente o que cada pessoa no setor administrativo faz? Consegue dizer se seus funcionários tem tempo livre ou passam por uma sobrecarga de atividades? Gerenciar as atividades da equipe e te ajudar a saber se o seu time precisa de readequação também são funções de um ERP imobiliário.

#6 Segurança de dados

Diferente de uma máquina que pode apresentar problemas, sistemas instalados ou planilhas, a tecnologia de um ERP imobiliário utiliza o armazenamento em nuvem. Isso significa que podem ser acessados por meio de qualquer dispositivo com internet e que seus dados não se perdem ou são compartilhados sem a sua autorização.

Trabalhar com um sistema de gestão imobiliária na nuvem significa muito mais segurança para suas informações e praticidade para o seu negócio.

#7 Reengenharia de processos

O ERP mostra a gestão os processos que estão funcionando e também os que não estão. Por isso, o sistema te ajuda a analisar se é necessário realizar mudanças na forma de trabalhar visando melhorar a eficiência da equipe e dos profissionais envolvidos em cada tarefa. Esse é um ponto importante, pois busca o bem estar da empresa e também dos funcionários.

#8 Redução no tempo de atendimento ao cliente após a venda

Com as informações sobre venda e locação em mãos, a sua equipe pode atender mais rapidamente à solicitações de clientes, por isso, o atendimento se torna mais ágil e ganha qualidade.

Além disso, apenas os melhores ERP imobiliários realmente oferecem a funcionalidade de área do locatário, onde o locatário pode iniciar um contato, atualizar boletos e verificar pagamentos. Esse autoatendimento torna a experiência do cliente muito mais positiva e economiza tempo da sua equipe.

Escolha o ERP imobiliário certo

Apresentamos os 8 principais motivos para ter um ERP imobiliário para ao seu negócio e você já sabe a importância para sua imobiliária e como vai tornar seu negócio mais inteligente e facilitar diversas tarefas.

Mas ainda existem recursos que são diferenciais ao contratar o ERP imobiliário perfeito. Nós, da Superlógica Imobiliárias, temos o costume de sempre ajudar nossos clientes a encontrar a melhor opção para sua gestão financeira imobiliária, então aqui não seria diferente, né?

Veja os recursos que são verdadeiros DIFERENCIAIS para o seu negócio que separamos aqui:

Verifique se possui as funcionalidades importantes para o seu negócio

As funcionalidade que citamos acima são indispensáveis para imobiliárias que querem se destacar no mercado e atingir resultados diferenciados. Por isso, antes de contratar um ERP, verifique se todas essas funcionalidades estão presentes sem restrição. Dessa forma, você garante que não precisará parar ou redesenhar processos por conta de um sistema limitado.

Conheça o suporte e atendimento

Quando falamos em implantar um sistema na empresa, muitas dúvidas podem surgir. Sabemos que não é um investimento baixo e para valer a pena precisa gerar bons resultados. Isso é impossível se a empresa não oferece um bom atendimento e um suporte de qualidade focado no sucesso dos clientes.

Escolha um sistema de gestão financeiro para imobiliárias que ofereça materiais de apoio visando aumentar os resultados do seu negócio e de seu uso do sistema. Verifique, por exemplo, se possuem um blog e publicam materiais de qualidade para os clientes.

Nota: Outro ponto importante é a implantação. Alguns softwares apenas liberam o uso e o resto fica por conta do cliente. Outros trazem reuniões e treinamentos para que a implantação do sistema na empresa seja perfeita e que os resultados seja realmente eficazes.

Reputação no mercado

Avalie também se a empresa tem uma boa reputação no mercado. Afinal ela será responsável pela segurança dos dados financeiros e administrativos da sua imobiliária, além de informações de seus clientes. É fundamental escolher uma marca séria e profissional.

erp para imobiliárias

Ao conhecer as funções de um ERP para imobiliárias é fácil entender o quão importante é trabalhar com um sistema como esse na sua empresa.

Quer saber como mais de 1600 imobiliárias reduziram em até 32% a taxa de inadimplência?

Fale com um Especialista em Gestão Financeira Imobiliária e saiba as principais formas para reduzir a inadimplência imobiliária.


Comentários

comentarios