Imobiliária: Quando se investe em tecnologia a crise não é desculpa

Todos os setores da economia foram ou estão sendo afetados pela crise. Porém, isso não pode ser um empecilho para sua imobiliária crescer. Não importa se a sua empresa sofreu no período de baixa ou conseguiu se manter, o fato é que a transformação digital tem o poder de ajudar o seu negócio a crescer mesmo durante a crise.

Ao contrário do que muitos donos de imobiliárias e corretores pensam, investir em tecnologia não é somente criar uma página no Facebook. É utilizar um conjunto de ferramentas que ajudam a sua equipe a aumentar os resultados do seu negócio. São soluções como softwares internos de gestão e ferramentas de marketing digital.

1. Transformação digital

transformação digital

As novas tecnologias para imobiliárias são parte de um fenômeno conhecido como transformação digital, onde estão incluídas também as novas formas de se locomover – Uber, Cabify, etc., a internet das coisas, instantaneidade, internet móvel e intenso uso da web e redes sociais.

Essa disrupção digital muda a forma com que os consumidores pesquisam e compram, e também a maneira com que empresas – como a sua imobiliária – trabalham. Causa impactos em todos os segmentos de mercado e nas relações pessoais e profissionais.

Especialmente no setor de imóveis, essas mudanças são bastante significativas. Para se ter uma ideia, hoje 90% das pesquisas de imóveis no Brasil são originadas na internet. São várias as tecnologias que foram criadas nos últimos anos que podem facilitar o contato com clientes, a apresentação e divulgação de imóveis e principalmente o fechamento da venda.

Porém, apenas aquelas imobiliárias e corretores que estiverem por dentro das mudanças causadas pela transformação digital é quem vão liderar o mercado e conseguir oferecer um atendimento mais adequado ao perfil do novo consumidor.

2. Adequando a sua imobiliária

Fazer parte dessa verdadeira disrupção digital que está acontecendo no mundo e no mercado de imóveis é um ótimo passo para garantir o crescimento do seu negócio, mesmo durante a crise. Para isso, é fundamental adequar a sua imobiliária e aproveitar-se das melhores tecnologias para otimizar os processos da sua empresa. Confira os principais ferramentas que você pode investir!

Site eficiente

Hoje, com o volume de buscas de imóveis originadas pela internet e aplicativos, ter um site é fundamental para sua imobiliária se estabelecer no mercado. Certifique-se que o seu site oferece uma boa usabilidade, ou seja, é fácil e eficiente para seus clientes utilizarem.

Também verifique se o seu site é responsivo, o que significa que ele pode ser exibido sem perder a qualidade em qualquer tamanho de tela de dispositivo. Outro ponto importante em um site imobiliário é ser interativo, oferecendo opções de ações para seu cliente realizar no seu site, incluindo solicitar um atendimento, orçamento ou deixar seus contatos.

Também é interessante contar com a área do locatário em seu site. Esse espaço serve para que o seu cliente possa realizar sozinho algumas operações, como solicitar um acompanhamento da imobiliária, gerar um boleto atualizado ou verificar aluguéis pagos/recebidos.

Investir em Marketing Digital

Ter um site é super importante para divulgar seu negócio, porém, essa estratégia só funciona se você conseguir atrair visitantes e gerar leads e oportunidades por meio dele. Para isso, é necessário investir em estratégias de marketing digital. Separamos algumas mais conhecidas e eficientes para você ficar atento!

Redes Sociais

As redes sociais, como Facebook e Linkedin, são um ótimo canal de relacionamento com o público e também um meio muito eficaz para divulgar seu site. Utilize as redes para atrair clientes para o site, divulgando novos imóveis e notícias que forem inseridos no seu endereço da web. Dessa forma, você aguça a curiosidade de seus clientes e aumenta o tráfego do site.

SEO

Search Engine Optimization ou SEO significa otimizar o seu site para aparecer em uma boa posição no Google. Quando você investe em técnicas de SEO, você consegue atrair o que chamamos de tráfego orgânico, aquele que é gratuito. Isso significa que você realiza melhorias no seu site para que apareça em boas posições no Google e precisa investir menos em mídias pagas ou de divulgação.

Tráfego Pago

Outra forma de atrair tráfego para o seu site é pagando por ele. Ferramentas como o Google Adwords e Facebook Ads são as mais conhecidas e eficientes. No Google você paga pelas palavras que quer que seu site apareça nas buscas e no Facebook você segmenta um público para o qual você quer que seu anúncio seja visualizado.

Automação de Marketing

Outra estratégia de marketing eficiente que pode trazer ainda mais resultados para a sua empresa é a automação. Nesse modelo, quando um cliente te fornece o e-mail dele, um fluxo de automação de mensagens eletrônicas é acionado e ele recebe uma série de conteúdos que sejam do seu interesse. Na prática, é o mesmo que nutrir os clientes com informações por e-mail marketing para que eles avancem mais rapidamente na jornada de compra sem um esforço operacional da equipe de vendas.

Atendimento digital

Outra coisa que mudou nos consumidores com a transformação digital é a maneira que querem ser atendidos. Atualmente, é fundamental oferecer meio digitais de atendimento, não somente telefones e atendimentos presenciais. Estamos falando de alternativas como e-mail, WhatsApp e Skype que são utilizadas massivamente pelas pessoas em seu dia a dia. Para sua imobiliária estar atualizada é importante estar disponível também nesses canais.

CRM

Essa é uma ferramenta desenvolvida para gestão do relacionamento com clientes. Por meio dela são registradas todas as informações referente aos atendimentos, dados de clientes e atividades desenvolvidas pela equipe. Gera uma série de indicadores importantes para melhorar o processo comercial da sua empresa e a eficiência dos atendimentos, que será facilmente percebida e valorizada pelos seus clientes.

Software de gestão imobiliária

Investir em um bom atendimento e divulgação é importante, porém tornar a gestão imobiliária mais produtiva também é uma forma de garantir o crescimento do seu negócio. Para isso, é fundamental contar um software de gestão imobiliária, como a Superlógica Imobiliárias.

http://superlogica.com/imobiliarias/

Esse tipo de sistema ajuda a sua equipe a ser mais produtiva, o que significa economizar recursos e ter mais resultados com o time que você já tem. Em um período de crise isso é mais que necessário para alavancar seu negócio. São funcionalidades como a gestão de contratos, controle da inadimplência, relatórios completos, automatização de cobranças e maior segurança para os repasses.

Com ERP imobiliário você organiza de vez a sua área financeira e simplifica tarefas como a geração da DIMOB, imposto de renda e emissão de boletos e notas fiscais. São facilidades desenvolvidas exclusivamente para imobiliárias e permite que sua empresa cresça de forma sólida mesmo durante a crise. Conheça a Superlógica Imobiliárias.

Quer saber como mais de 1600 imobiliárias reduziram em até 32% a taxa de inadimplência?

Fale com um Especialista em Gestão Financeira Imobiliária e saiba as principais formas para reduzir a inadimplência imobiliária.


Comentários

comentarios