Guia completo de email marketing para imobiliárias

O e-mail é utilizado por 92% dos adultos que usam a internet, sendo que desses, 62% conferem sua caixa de entrada todos os dias, segundo dados divulgados pelo Pew Research Center. Não é a toa que 72% das pessoas optam por receber comunicações de empresas e marcas via e-mail, conforme pesquisa realizada pela empresa MarketingSherpa.

Devido a grande popularidade, o e-mail se mostra um meio muito eficiente de comunicação com clientes. De acordo com dados divulgados pelo Hubspot, 50% dos usuários afirmam abrir a maior parte das mensagens que recebem e um e-mail chega a ser até 40 vezes mais efetivo para gerar vendas do que um post em redes sociais, como Twitter e Facebook, conforme mostram dados da Campaign Monitor.

Por meio dessas informações não difícil entender porque o e-mail marketing tem se tornado uma tecnologia tão poderosa para as empresas e, principalmente, imobiliárias. É uma ótima forma de manter um contato direto com os clientes, algo que é muito relevante no ramo de imóveis. Mas você sabe exatamente o que é e-mail marketing e como pode ajudar a sua imobiliária a gerar mais negócios?

Diferenças entre e-mail marketing e Spam

Muitas pessoas pensam que e-mail marketing é o mesmo que realizar SPAM. Porém, esses dois conceitos são bastante diferentes. O objetivo de ambos é divulgar um conteúdo para um grande público, a diferença é no e-mail marketing o recebimento de e-mails foi consentido e no SPAM é utilizado o que chamamos de lista fria – e-mails de pessoas que não autorizaram o envio e muitas vezes nem sabem quem é o remetente.

Essa diferença altera radicalmente a qualidade e a eficiência da campanha. Além da taxa de abertura de e-mails de SPAM ser muito menor do que a de campanhas de e-mail marketing, a empresa que realiza essa prática pode ter seu domínio punido e entrar na chamada black list, que é a lista de domínios que são enviadas diretamente para o lixo eletrônico.

Marketing digital e e-mail marketing

Já citamos como o uso de e-mail marketing pode ser uma prática relevante para as estratégias de marketing da sua imobiliária. Porém existem algumas fortes razões para você utilizar o e-mail marketing se investe em marketing digital ou inbound marketing:

Aproveitamento do tráfego do seu site

Se no seu site não existe um campo para inserir e-mails, pode ser para assinar a newsletter ou receber um conteúdo, certamente sua imobiliária está perdendo tráfego. Isso porque, nem sempre, um usuário que acessa o seu site irá solicitar um orçamento, ações mais simples como as citadas podem ser uma ótima forma do seu cliente não sair do seu site sem deixar nenhuma informação.

Dessa forma, você pode construir uma lista rica para suas campanhas de e-mail marketing, aproveitando um tráfego que já existe no seu site com o objetivo de transformar parte desse público em clientes.

Conversões

As últimas estatísticas divulgadas pela Hubspot mostram que empresas que utilizam campanhas de e-mail geram 50% mais oportunidades para a equipe de vendas com um custo 35% menor. Isso acontece porque esse é um canal de comunicação muito eficiente com clientes e se bem executado é capaz de gerar muito mais conversões do que redes sociais ou outras mídias.

Automação de Marketing

O e-mail marketing também é fundamental para estratégias de automação de marketing. É por meio das campanhas que os leads são nutridos com informações sobre o seu negócio e avançam na jornada de compra até tornarem-se clientes.

Dicas para criar e-mail marketing para imobiliárias

Agora que você já entendeu a importância de trabalhar com e-mail marketing na sua imobiliária, não pode perder nossas dicas para criar um e-mail de alta qualidade na sua empresa e transformar os visitantes do seu site em oportunidades reais de negócio. Confira!

Público e segmentação

Já falamos que para ser uma verdadeira campanha de e-mail marketing é necessário trabalhar com uma lista aquecida, aquela em que todos os leads concordaram em receber seus e-mails. Porém, para trabalhar com e-mail marketing na imobiliária de forma profissional é preciso conhecer seu público e segmentá-lo com base nos interesses.

Isso serve para que cada público da sua imobiliária receba um conteúdo específico e que seja coerente com o seu perfil. Por exemplo, nas imobiliárias, costumam ter 4 tipos de público:

  1. Pessoas que querem comprar um imóvel;

  2. Pessoas que querem locar um imóvel para morar;

  3. Pessoas que procuram alugar seu imóvel;

  4. Proprietários que querem vender imóveis.

Para ganhar eficiência, o ideal é que essas pessoas sejam separadas em listas específicas e recebessem conteúdos que tem a ver com cada perfil. Dessa forma, a sua comunicação é mais ágil e relevante e os resultados também.

Objetivo

Um e-mail precisa ter um objetivo. Se você traz uma mensagem com várias opções, como peça um orçamento, leia esse post, baixe esse e-book, converse conosco e compartilhe esse e-mail, o seu cliente provavelmente ficará confuso e não realizará nenhuma ação.

Para evitar que isso ocorra, eleja um objetivo que seja relevante para o seu negócio, como agendar uma visita e deixe claro que é isso que você espero do seu cliente. Dessa forma, o cliente entende a mensagem e as suas chances de ter bons resultados aumentam.

Ferramenta de e-mail marketing

Para criar uma campanha de e-mail é indispensável trabalhar com uma ferramenta de disparo de e-mail marketing. São plataformas que permitem criar um layout de forma simples e rápida e garantem um envio eficiente e personalizado dos e-mails da sua imobiliária. As mais populares no Brasil são RD Station e Mailchimp, mas existem outras soluções de qualidade no mercado.

Customização do e-mail

Outra dica para ter sucesso no mercado de imóveis é utilizar e-mails customizados. Isso significa que ao invés de enviar uma mensagem genérica ou trabalhar com template pronto, sua imobiliária pode trabalhar com e-mail customizados com o nome de cada de cliente, de forma automática, e um layout personalizado para cada envio.

A customização do e-mail é um ponto que deve ser levado bastante a sério pela sua imobiliária, pois e-mails que contém o nome do destinatário, segundo a Aberdeen, podem aumentar a taxa de clique em 14%, as conversões em 10% e 20% as suas vendas, como afirma a Monete.

Layout

Ter um layout chamativo e agradável é um fator que influencia diretamente as conversões da sua campanha de e-mail. Por isso, é importante trabalhar com imagens de qualidade e que tenham cores que ganhem a atenção do seu público. Para isso, além das ferramentas de e-mail marketing, é possível utilizar editores de imagem como o Canva e Photoshop.

Linha de assunto

A linha de assunto é um fator decisivo para um cliente abrir ou não um e-mail. Por isso, esse é um item que não pode ser negligenciado no momento de criar uma campanha de e-mail marketing. Escolha uma frase curta e persuasiva, dessa forma será mais difícil seus clientes se recusarem a abrir.

Testes

Uma etapa muito importante para a eficiência de campanhas de e-mail marketing para imobiliárias é realizar testes. Por isso, realize os chamados teste A/B, que consistem em enviar para dois grupos idênticos e-mails com alguma variação para identificar qual modelo de e-mail performa melhor.

Os testes também devem ser feitos para verificar se está tudo funcionando e sendo exibido corretamente em modelo de e-mail. A maior parte das ferramentas de e-mail já oferece a funcionalidade de teste A/B e de teste de envio, evitando que você tenha alguma falha na sua campanha.

Trabalhar com campanhas de e-mail marketing na imobiliária pode ser uma ótima saída para aumentar as taxas de conversão e atrair mais oportunidades de negócio. E você, como se comunica com seus clientes? Já trabalha com e-mail marketing? Deixe seu comentário!

Gostou desse conteúdo?

Junte-se a mais de 1600 imobiliárias e seja o primeiro a receber as nossas novidades e dicas!


Comentários

comentarios