6 atitudes que destroem sua credibilidade no mercado imobiliário

A credibilidade e reputação são duas características muito valorizadas no mercado de imóveis. Transmitir confiança para o cliente é provavelmente a atitude mais importante de um vendedor. Isso é ainda mais importante no ramo imobiliário, pois o corretor não vende um produto qualquer, ele vende imóveis que na maior parte das vezes é a compra mais importante da vida de alguém.

Uma boa reputação, para o corretor de imóveis, demanda tempo e muito trabalho a ser construído. Apesar disso, por erros pequenos pode tudo desabar.

Se você é um profissional que quer garantir sua credibilidade no mercado imobiliário ou ainda está tentando construir uma boa reputação, confira quais são os erros que podem destruir sua credibilidade e confiança!

1. Não garantir a segurança das transações imobiliárias

Um corretor imobiliário desempenha diversas funções na venda e locação de imóveis e uma das mais importantes é a documentação das operações imobiliárias. Essas transações costumam ter valores na casa dos milhares ou milhões de reais, e não garantir que ela aconteça com segurança é um erro muito grave da parte do corretor de imóveis.

Essa é uma função do profissional imobiliário é prevista por lei. Por isso, é essencial que o profissional entenda tudo o que ela envolve, como contratos, tributos, comissão, entre outros, e garantir que todos os processos aconteçam de forma e tempo correto para que o cliente não tenha problemas.

2. Ser grosseiro ou arrogante

Esse é um erro que pode acabar com a credibilidade no mercado imobiliário em minutos. Atender o cliente de forma excelente hoje em dia não é nenhum diferencial, na verdade é a tarefa básica de qualquer pessoa que espera vender algo. O mercado está muito mais exigente e concorrido, por isso oferecer um ótimo atendimento é obrigação.

Ser grosseiro ou arrogante com potenciais clientes é um problema sério para o seu negócio. Mas a missão para garantir a sua credibilidade no mercado imobiliário não para aí, esse profissional trata com educação todos a sua volta, amigos, familiares, desconhecidos, porteiros e prestadores de serviço. Não ser arrogante com ninguém é o que fará a sua reputação ser positiva e irá gerar credibilidade no mercado imobiliário.

3. Não cuidar do marketing pessoal

Atender bem os clientes é um primeiro passo para criar uma boa imagem, porém investir em marketing pessoal também te ajuda a ganhar crédito no mercado. Para isso valem as dicas básicas:

  • Vista-se de acordo com seu cargo, uma camisa e calça social caem muito bem a um corretor de imóveis;

  • Cuide de sua higiene pessoal, vale prestar atenção na limpeza, corte de cabelo e unhas;

  • Tenha um cartão de visitas, possuir esse material mostra que seu trabalho é sério;

  • Se possível, tenha páginas atualizadas nas redes sociais, como Facebook e Linkedin, que mostrem que você é um profissional atento ao seu mercado;

  • Consiga que seus cliente fiéis te indiquem e gerem um bom marketing boca a boca a favor da sua imagem.

Essas são coisas simples, mas que muitas vezes são esquecidas por profissionais do ramo de imóveis e podem causar manchas na sua reputação. Investir no seu marketing pessoal pode te ajudar a construir sua credibilidade e ainda gerar algumas vendas diretas, não deixe de aproveitar!

4. Deixar de lado as técnicas de vendas

Esquecer que o seu cliente passa por uma jornada de compra antes de fechar uma venda é um erro terrível cometido por profissionais imobiliários. Isso porque é essa jornada que determina o passo a passo de atividades que serão realizadas pelo corretor para conseguir concretizar uma venda.

Não estar atento a isso pode destruir sua credibilidade no mercado imobiliário, pois você não saberá como tirar as dúvidas e quebrar objeções de seus clientes no momento certo, o que deixará o seu cliente desconfiado. Por isso, estude e se prepare para ser um vendedor qualificado, assim será muito fácil fechar vendas e também gerar confiança em seus clientes.

5. Ser desonesto ou trapacear

A concorrência no mercado de imóveis é bastante alta, o que pode ser ótimo para o mercado, mas também pode ser muito ruim caso os corretores não trabalharem de forma profissional. Atravessar negociações, praticar preços muito abaixo do mercado e usar de métodos desonestos para ganhar vantagens são algumas das coisas que podem atrapalhar todos os profissionais do ramo.

Esteja certo que ao fazer isso você não esteja prejudicando apenas seu concorrente ou cliente, você também está destruindo sua credibilidade e a confiança que os clientes tem em você.

6. Não organizar a área financeira do seu negócio

Uma área financeira pode ser desorganizada por muitos motivos, entre eles misturar as finanças pessoais e da empresa, não controlar o fluxo de caixa, investir mais do que recebe, não emitir notas fiscais ou entregar a DIMOB com erros. Essa situação é muito prejudicial para a imobiliária, mas o maior problema é que ela transpareça aos clientes e consequentemente deixem de confiar no seu trabalho.

Isso acontece porque se sua empresa é desorganizada financeiramente e em algum momento isso recairá sobre os clientes, seja por meio de um atraso de repasse ou um transação realizada de forma errada. Isso certamente os fará questionar se podem confiar em você, já que não é capaz de cuidar nem de seus recursos, como poderia ser responsável por uma venda tão importante como a de um imóvel? Por isso, é fundamental organizar a área financeira do seu negócio e deixar todas as obrigações em dia.

Evitar esses erros te ajudam a ser um profissional com uma reputação positiva e faz você ganhar credibilidade no mercado imobiliário. Você comete algum deles ou tem alguma dica para quem está começando a atuar como corretor? Deixe seu comentário e compartilhe sua opinião conosco!

Gostou desse conteúdo?

Junte-se a mais de 1600 imobiliárias e seja o primeiro a receber as nossas novidades e dicas!


Comentários

comentarios