Como vender um imóvel à vista

Fazer uma venda de imóvel à vista é bastante vantajoso, já que todo o dinheiro referente a transação é recebido de forma rápida e em uma única parcela. Por isso, muitos clientes procuram corretores e imobiliárias com o objetivo de vender seus imóveis nessa modalidade de pagamento.

Mas como é possível atrair interessados e realizar uma venda de imóvel à vista? No post de hoje separamos dicas importantes para corretores e imobiliárias realizarem vendas à vista sem dificuldades. Siga essas dicas e aumente os resultados de venda de imóvel do seu negócio!

#1 Faça uma boa divulgação de imóveis

O primeiro ponto importante para realizar a venda de imóvel é atrair clientes interessados. Para isso, é essencial realizar um bom trabalho de divulgação de imóveis. Com a internet, essa tarefa tornou-se mais simples e alguns canais importantes para a divulgação de imóveis surgiram. Veja algumas ideias:

Facebook

O Facebook é a rede social mais acessada do mundo. No Brasil, quase metade da população acessa o Facebook todos os dias. Por isso, é um ótimo canal para divulgação de produtos, serviços e também de imóveis. Já falamos sobre esse assunto em outro post do nosso blog, mas trouxemos algumas dicas extras para aumentar as vendas pelo Face:

  • Utilize boas fotos, são elas que irão despertar o interesse de compradores que possam pagar à vista;

  • Fale sobre as vantagens do imóvel em seus posts, assim você chama ainda mais a atenção dos possíveis clientes;

  • Patrocine algumas postagens para atrair interessados e um novo público para a sua página;

  • Seja atencioso e atenda prontamente aos clientes que demonstrarem interesse em suas ofertas.

Portais Imobiliários

Os portais imobiliários estão cada vez mais populares, pesquisas comprovam que 90% das pessoas buscam imóveis na internet e boa parte faz isso por meio de seus smartphones. Por isso, estar presente em portais imobiliários é tão importante, porque dessa forma você também aparece nos celulares de quem faz buscas por meio de apps. É um ótimo investimento em divulgação para sua imobiliária.

Site e anúncios pagos

Ter um site completo para sua imobiliária também é importante, já que boa parte das pessoas faz buscas no Google e ter um site pode te ajudar a estar entre os primeiros resultados. Além disso, com um site é possível fazer anúncios pagos no Google e garantir que seus imóveis apareçam no topo das buscas e recebam muitos cliques.

#2 Valorize o imóvel

Ter um imóvel bonito e bem cuidado – pronto para morar – é um ponto que ajuda muito a receber ofertas de pagamento à vista. Isso porque um comprador que está com o dinheiro em mãos provavelmente quer realizar sua mudança rápida sem se preocupar com reformas ou alugar o imóvel e começar a lucrar.

Por isso, quando o cliente colocar um imóvel para ser vendido à vista, a imobiliária deve dar a ele essas recomendações e mostrar como valorizar o imóvel pode ser positivo no momento de negociar, já que poupa o comprador de outras despesas.

#3 Reúna a documentação necessária

Estar com toda a documentação em ordem e atualizada pode ser crucial no fechamento de uma venda de imóvel à vista. Evite perder a proposta por um erro tão básico. Oriente seu cliente para organizar os seguintes documentos:

  • Certidão do imóvel atualizada;

  • Imposto de Transmissão de Bens Imóveis;

  • Certidão Negativa de Débitos Municipais;

  • Certidão da Situação Enfitêutica;

  • Planta Baixa;

  • Declaração de Quitação Condominial;

  • Cópias carteira de Identidade e CPF do proprietário e cônjuge;

  • Certidão de Nascimento ou Casamento

  • Certidão do Distribuidor Cível da Justiça Comum;

  • Certidão de Feitos da Justiça Federal;

  • Certidão de Feitos da Justiça do Trabalho;

  • Certidão negativa do ofício de interdição e tutelas;

  • Escritura.

#4 Não demonstre desespero para vender o imóvel

Demonstrar muita afobação para vender um imóvel pode atrair propostas baixas e espantar investidores. Por isso, evite de manter muitas placas em frente ao imóvel. Nesses casos, a exclusividade imobiliária pode ser uma boa saída. Além disso, converse com seu cliente para permitirem visitas apenas com horário marcado, em momentos que o imóvel esteja organizado e preparado para receber possíveis compradores.

#5 Defina responsabilidades no fechamento do contrato

No momento do fechamento do contrato é importante evitar o erro de não definir detalhes finais sobre a venda. Por isso, acerte com o comprador que dia o imóvel será desocupado e entregue e também quem irá arcar com os custos de documentação do imóvel e corretagem.

Preste atenção às formas de pagamento, evite confiar somente em cheques pré datados, por exemplo, já que podem estar sem fundo. O ideal é que assim que as negociações forem finalizadas, o corretor e proprietário peçam um sinal em dinheiro para retirar o imóvel do mercado. Depois disso, deve ser assinado uma Promessa de Compra e Venda de Imóveis à Vista, onde o comprador se compromete a pagar à vista o valor devido logo depois da transferência legal do imóvel.

A venda de imóvel à vista é muito vantajosa para proprietários e compradores, mas pode ser desastrosa se não forem tomados os cuidados necessários. Caso o imóvel seja transferido sem as devidas garantias e pagamentos, reaver o bem pode ser um processo demorado e complexo.

#6 Gestão financeira

Para a sua imobiliária ganhar eficiência na venda de imóveis é preciso também realizar uma boa gestão financeira. Para isso, é fundamental gerenciar os contratos de venda e comissões a pagar e a receber, controlar as contas a pagar e a receber da sua imobiliária e realizar a conciliação bancária, mantendo suas finanças em dia.

Tornar essas atividades automatizadas por meio de um sistema de gerenciamento financeiro aumenta a produtividade da sua equipe e lucratividade do seu negócio. Com esse tipo de software também possível integrar a emissão de notas fiscais de receitas e comissão com as vendas, gerar relatórios gerenciais da sua área financeira de forma simples e fazer a declaração dos rendimentos da sua imobiliária (DIMOB) automaticamente.

Quer saber mais sobre como um sistema de gerenciamento financeiro de venda de imóvel e a tecnologia podem ajudar o seu negócio a crescer? Conheça o Superlógica e aumente a eficiência da sua imobiliária!

Gostou desse conteúdo?

Junte-se a mais de 1600 imobiliárias e seja o primeiro a receber as nossas novidades e dicas!


Comentários

comentarios