automatizacao da gestao de locacao no setor imobiliario

Automatização da gestão de locação no setor imobiliário pode melhorar as vendas

No setor imobiliário, investir bem o tempo faz toda a diferença nos resultados no final do mês. Isso nos faz pensar sobre como trabalhar com a gestão de locação de imóveis envolve muitos processos e isso pode ser um problema para a sua equipe administrativa.

O time pode ficar ocupado com diferentes atividades e não ter muito tempo disponível para oferecer um atendimento de qualidade ao cliente. Consequentemente, isso afeta diretamente a produtividade e as vendas no seu negócio.

Essas tarefas repetitivas impedem a sua equipe de fazer o que fazem de melhor, vender e atender com excelência. Para aumentar as vendas na sua imobiliária, uma boa estratégia é automatizar esse tipo de atividade e aumentar a disponibilidade da equipe para funções que realmente impactam nos resultados.

Conheça algumas atividades que podem ser automatizadas.

1. Cobrança

Algumas imobiliárias, principalmente aquelas que não se adaptaram a transformação digital, executam processos repetitivos dia após dia. Um bom exemplo é gerar cobrança de aluguel e enviar para os locatários, serviço que ocupa muito a equipe. Apesar disso, realizar as cobranças é indispensável para a gestão de locação, já que a inadimplência é um problema bastante sério para os negócios.

Para diminuir o tempo perdido com as cobranças, uma saída é automatizar a tarefa por meio de uma régua de cobrança. Isso significa programar diversos lembretes para cada cliente antes e depois do vencimento, via SMS ou e-mail. Esse processo evita esquecimentos e é capaz de reduzir completamente a necessidade de ligar ou enviar e-mails individuais para cada cliente.

2. Segunda via de boletos

automatizacao da gestao de locacao no setor imobiliario -- imobiliarias

Essa é uma tarefa que pode tomar muito tempo da sua equipe. É necessário atender o cliente, gerar o boleto e enviar, gastando pelo menos, 15 minutos. Multiplique esse tempo pelo número de clientes da sua imobiliária e lá se vão alguns dias de trabalho dedicados a essa atividade.

Para simplificar essa tarefa, que sempre se repete, e aumentar a produtividade da sua empresa faça uso da Área do locatário.

A Área locatário é uma facilidade que você inclui em seu site, onde o locatário pode gerar boletos, se comunicar com a imobiliária, verificar os pagamentos que estão em dia ou em atraso, entre outras funcionalidades importantes para a equipe da imobiliária.

3. Gestão de contratos

Superlógica Imobiliárias

A burocracia para assinatura e adequação de contratos é um ponto que impacta diretamente nas vendas no setor imobiliário. Em algumas imobiliárias ainda é necessário buscar o contrato impresso para revisar, solicitar alterações e repetir o processo.

Esse é um problema que pode ser minimizado por meio da área do locatário. Com essa funcionalidade é possível realizar esse processo de forma muito mais simples. O contrato é inserido no sistema, por meio da área do locatário é realizado o atendimento, onde ambas as partes podem sugerir alterações no documento. Ao chegar a um acordo, basta o cliente imprimir os papéis e entregar na imobiliária. Tudo muito simples e automatizado.

4. Vistoria

A vistoria costuma ser um processo que toma bastante tempo da equipe de vistoriadores. Isso porque na maior parte das vezes ao fazer a avaliação do imóvel, o vistoriador anota tudo em um papel, em seguida digita as informações e envia para a imobiliária. Além de ser um processo demorado, as chances de perder as informações são bem altas.

É possível automatizar essa tarefa, a tornando mais produtiva. Por meio do Aplicativo de Vistoria desenvolvido pela Superlógica Imobiliárias, o corretor insere todas as informações do imóvel juntamente com as fotos pelo tablet ou smartphone. O app é integrado ao ERP da imobiliária e os dados já são compartilhados entre os dois sistemas, aumentando a segurança da informação.

5. Gestão de imóveis vagos

Você sabe exatamente quais imóveis do seu estoque estão vagos e quais despesas geram a imobiliária e ao proprietário?

Com um ERP imobiliário é possível automatizar essa gestão. É necessário lançar apenas uma vez as despesas recorrentes de um imóvel, a cobrança para o proprietário e o envio ao financeiro da imobiliária tornam-se automáticos, economizando muito o tempo da equipe administrativas no setor imobiliário.

6. Controle de pendências contratuais

A tarefa de controlar o que está pendente em um contrato de locação também pode atrapalhar as vendas da sua imobiliária, pois exige tempo e é uma atividade que se repete mensalmente. Para facilitar, é possível criar um checklist que controla automaticamente todas as pendências que podem surgir no início ou na rescisão de um contrato.

Automação da gestão de locação no setor imobiliário

Transformar as atividades repetitivas em processos automatizados, reduz o trabalho burocrático à sua equipe e é uma ótima forma de aumentar a produtividade da sua imobiliária. Assim, os profissionais tem mais tempo para dedicar-se a tarefas importantes e não perdem o dia realizando tarefas repetidas.

Essa é uma forma de gerar mais receita para a imobiliária, sem precisar contratar mais pessoas ou fazer mudanças na sua equipe. Para isso, você precisa de um bom ERP para imobiliárias para suprir toda a necessidade na gestão da sua imobiliária.

Quer saber como otimizar em até 83% a produtividade na sua imobiliária?

Fale com um Especialista em Gestão Administrativa e Financeira para Imobiliárias, preencha o formulário abaixo gratuitamente.


Comentários

comentarios