Administração de aluguéis: Consiga melhores resultados com a gestão de tempo

Trabalhar com a locação de imóveis é considerado um processo complexo pelas imobiliárias. Os aluguéis não são definitivos ou algo pontual como é a venda de imóveis. Atuar com esse tipo de negociação, no mercado imobiliário, pode ser trabalhoso, e, algumas vezes, repetitivo, já que a administração de imóveis é uma atividade recorrente.

Para auxiliar nesta questão, no artigo de hoje, explicaremos como você poderá conseguir melhores resultados com a administração de aluguéis.

Complexidade da locação de imóveis

A locação de um imóvel envolve um processo muito mais detalhado, que começa pela captação. Quando um profissional busca trazer um imóvel para sua carteira de locação, transmitir confiança para o proprietário e se mostrar um bom vendedor é somente o primeiro passo. É preciso também convencê-lo de que a imobiliária tem processos simples, garante o cumprimento do contrato e pagamentos na data combinada.

>> Veja mais: A importância do pós-venda no ramo imobiliário

Diferentemente da venda de um imóvel, o relacionamento entre imobiliária e proprietário não termina após o fechamento do negócio. Por esse motivo, o proprietário se torna mais analítico e exigente em relação aos processos administrativos da imobiliária e ele sabe que essas questões terão impacto no seu dia a dia, se não forem práticas e assertivas.

Porém, esse é só o começo do trabalho de locação de um imóvel. Esse tipo de negociação também requer muito jogo de cintura para lidar com a relação entre proprietário e locatário, gerenciamento das manutenções necessárias no imóvel, além de todos os processos administrativos que a locação envolve, como, por exemplo, o contrato, o recebimento do aluguel, o repasse ao proprietário e o controle de inadimplência, entre outros.

É por esses motivos que a locação de imóveis é considerada complexa por corretores e imobiliárias. Requer muito conhecimento, habilidades de negociação e gerenciamento de conflitos, além de disponibilidade de tempo para realizar todos esses processos. Tudo isso com uma comissão bem menor, quando comparada ao comissionamento da venda de imóveis.

administração de aluguéis

A atividade de administração de aluguéis

Após fechar uma locação, é chegada a hora de administrar a locação. Como já mencionado, essa não é uma atividade para amadores ou iniciantes e sim para profissionais competentes do mercado de imóveis, pois é uma gestão complexa.

Em primeiro lugar essa atividade envolve processos recorrentes, ou seja, que ocorrem de forma similar e repetida, como é o caso do pagamento dos boletos pelo locatário, o repasse do aluguel para o proprietário e também o cálculo e retenção da taxa de administração. Essas tarefas precisam ser otimizadas para gerar eficiência em uma imobiliária.

O principal desafio de quem opta trabalhar com aluguel de imóveis é lidar com problemas. Gerenciar adversidades é a principal função de um corretor na locação de imóveis. À primeira vista essa situação pode parecer ruim, mas a verdade é que a existência de conflitos e problemas que torna possível a atividade de administração de imóveis. Afinal, se fosse algo simples, não seria necessária a contratação de um profissional.

As principais questões a serem gerenciadas são:

  • Emissão de boletos e recibos;
  • Pagamento e cobrança de aluguéis;
  • Garantia de que outras despesas do imóvel estão sendo quitadas pelo locatário;
  • Repasse do aluguel para o proprietário;
  • Gerenciamento de seguros do imóvel e garantias locatícias;
  • Solucionar problemas do imóvel levantados pelo inquilino;
  • Emissão de notas fiscais;
  • DIMOB;
  • Acompanhamento de reajustes, renovações e revisões.

De maneira geral, a administração de aluguéis consiste em manter as duas partes satisfeitas, assim, prolongando o tempo que o imóvel se manterá locado fidelizando proprietários, inquilinos de imóveis e também garantindo que o negócio esteja dentro da legalidade.

Se você trabalha com administração de aluguéis, essas informações não devem ser novidade. Mas você sabia que existem formas de conseguir melhores resultados administrando aluguéis? Separamos algumas dicas essenciais.

administração de aluguéis

#1 Controle as contas que você paga para seus clientes

É bastante comum que a imobiliária pague algumas das contas do imóvel, como o IPTU e, em seguida, desconte dos rendimentos. O mesmo pode ocorrer com benfeitorias, por exemplo. Porém, sem uma organização cuidadosa é possível que essas contas passem despercebidas. Por isso, gerenciar recursos financeiros que entram e saem é fundamental para ter resultados com a administração de aluguéis.

#2 Fique atento à movimentação financeira

Uma imobiliária que administra locações recebe, em média, 10% da locação do imóvel como forma de pagamento. Porém, em suas contas bancárias são depositados 100% do valor do aluguel. Assim, fica a cargo da imobiliária realizar os repasses.

Por isso, é importante redobrar a atenção com o volume de dinheiro que passa pela sua imobiliária e calcular bem qual realmente é a receita. Dessa forma, você garante o pagamento do proprietário e tem controle sobre o dinheiro que é realmente da sua empresa.

#3 Prospecção de clientes

Outra forma de aumentar os resultados com a administração de aluguéis é reverter uma situação que poderia ser negativa. Lidar com muitas pessoas, fiadores, locatários e locadores é uma tarefa difícil, mas pode ser utilizada de forma positiva.

Se você observar, todas essas pessoas são possíveis clientes da sua imobiliária – seja como investidores, vendedores ou potenciais locatários – o fato é que oferecem um potencial para se tornarem clientes.

#4 Organização

Ser organizado é uma excelente forma de ter resultados positivos administrando aluguéis. Com tantos processos para serem gerenciados e acompanhados com grande atenção é impossível conseguir realizar tudo sem uma grande organização.

Existem algumas formas de se organizar: gerenciando atividades e também de controlar as finanças e realizar tarefas administrativas com perfeição. Porém, o ideal é contar com um sistema que permita realizar a administração de aluguéis de forma completa.

#5 Software de gestão imobiliária

Entre várias opções para atingir melhores resultados com administração de aluguéis, destacamos a utilização de um software de gestão imobiliária. Esse tipo de sistema, além de ajudar com a organização de tarefas, auxilia e automatiza diversos processos da administração de imóveis.

É uma tecnologia desenvolvida pensando justamente no gerenciamento de locação de imóveis. Permite automatizar as atividades recorrentes, como envio de boletos, emissão de nota fiscal, avisos de pagamento, DIMOB, contas a pagar, cálculo de impostos, entre outras tarefas para facilitar seu dia a dia. Dessa forma, o corretor e profissionais da imobiliária economizam tempo, pois não precisam mais realizar tarefas de rotina.

administração de aluguéis

Esse tipo de sistema também possibilita uma integração com o site da imobiliária possibilitando a criação de uma área do cliente, onde ele pode emitir boletos atualizados e baixar os seus comprovantes. Isso significa uma grande economia de tempo tanto para os profissionais da imobiliária quanto para o cliente.

Essas ações tornam a sua equipe muito mais produtiva. As tarefas recorrentes são realizadas automaticamente ou em pouquíssimo tempo, o que significa que sobrará espaço para a sua equipe realizar atividades mais importantes, como a negociação e atendimento ao cliente, consequentemente, aumentando efetivamente o faturamento. Tudo isso sem contar com a agilidade de processos, característica muito valorizada por locadores de imóveis.

Utilizar um sistema de gestão imobiliária também é muito positivo para controlar informações do seu negócio e gerenciar de forma cuidadosa seu negócio. Por meio do sistema é possível controlar vencimentos, contratos e todas as atividades realizadas pela equipe. Além disso, um software de gestão imobiliária oferece relatórios de análise poderosos para você verificar de forma fácil quais são os gargalos, dificuldades e pontos positivos da sua empresa.

Essas são nossas principais sugestões para você conseguir melhores resultados com a administração de aluguéis. Gostou ou deseja deixar um comentário? Escreva para a gente abaixo!

Cadastre-se gratuitamente e receba nosso material no seu e-mail.

Junte-se a mais de 1600 imobiliárias e seja o primeiro a receber as nossas novidades e dicas!


Comentários

comentarios