A importância do pós-venda no ramo imobiliário

Pós-venda e sucesso do cliente são dois conceitos que estão em alta no mercado imobiliário. O trabalho de atender o cliente após a venda e garantir que ele fique satisfeito com o negócio fechado é fundamental para a rentabilidade da sua imobiliária e traz muitos benefícios para o seu negócios.

Se você ainda não conhece a importância de realizar um bom trabalho pós venda e acredita que sua tarefa terminou após a assinatura do contrato, você precisa ler esse post e entender definitivamente a importância do pós-venda no ramo de imóveis.

Benefícios do pós-venda no ramo imobiliário

Separamos os principais benefícios que um trabalho de pós-venda bem executado pode trazer para a sua imobiliária. Veja as principais razões para tornar o sucesso do cliente uma realidade na sua empresa!

#1 Fidelização

Não é uma novidade que o custo de adquirir um novo cliente pode chegar a ser 8 vezes maior do que o preço de fidelizar um cliente. Segundo a Revista Exame em entrevista de 2013, isso acontece porque os clientes que você já possui absorveram a chamada “carga de convencimento”, ou seja, já passaram pelo seguinte processo:

Reconhecer a necessidade de comprar ou locar um imóvel → Conhecer sua imobiliária → Assimilar que a sua empresa é melhor opção para alugar, vender ou comprar um imóvel → Entender que o imóvel e o atendimento que sua imobiliária oferece tem um valor maior do que o preço cobrado

Por isso, fidelizar os clientes da sua carteira é mais barato e vantajoso do que investir somente em captação de novos clientes. Diminuir os custos das vendas da sua imobiliária é uma ótima razão para você trabalhar com ações pós-venda e investir no sucesso do seu cliente.

#2 Indicações

pós-venda no ramo imobiliário

As indicações são uma consequência de ter clientes satisfeitos em todas as etapas do processo de venda, incluindo o pós-venda.

Você indicaria sem ressalvas para um amigo ou parente uma empresa que te vendeu um produto e depois nunca mais entrou em contato para saber se você estava satisfeito ou não deu a devida atenção aos problemas que você teve com o produto?

É provável que sua resposta tenha sido negativa. No mercado imobiliário também é assim, raramente recebem indicações aquelas imobiliárias que se preocupam com o cliente somente até o fechamento do negócio. Por isso, se você gostaria de aumentar seus resultados com o Marketing boca a boca e ter uma boa reputação na área que sua imobiliária atua, trabalhar um bom pós-venda é fundamental.

#3 Referência no mercado

Se tornar referência no mercado imobiliário da sua região deve ser um objetivo de qualquer corretor ou imobiliária que quer alcançar o sucesso. Para isso, fidelizar clientes e receber indicações é fundamental para que sua reputação se consolide como uma referência no mercado.

http://superlogica.com/imobiliarias/

Por isso, se o reconhecimento da expertise e eficiência da sua imobiliária são itens valorizados por você, é imprescindível garantir o sucesso do seu cliente em cada negócio fechado por meio de um trabalho pós-venda.

Dicas para alcançar o sucesso do cliente

As vantagens de uma imobiliária realizar ações pós-venda eficazes são muitas. Porém, se você ainda não tem experiência nessa etapa da venda ou deseja se aprofundar no assunto, separamos algumas ações simples que podem ser colocadas em prática para garantir um bom pós-venda para os seus clientes.

#1 Ligação de acompanhamento

Esse conceito também é conhecido como follow up, nada mais é do que acompanhar a satisfação e o sucesso do seu cliente no uso do produto que foi adquirido, no caso o imóvel que foi locado ou comprado.

A técnica é simples, basta ligar para o cliente de tempos em tempos para saber se está tudo conforme o esperado e se você pode ajudá-lo com algo que não atendeu às suas expectativas. Esse tipo de ação faz você ser visto pelo cliente como um parceiro e não somente como vendedor, o que tornará o cliente muito mais aberto para suas investidas comerciais no futuro.

#2 Garanta um bom atendimento durante todo o processo

pós-venda no ramo imobiliário

Outro item que conta muitos pontos para o corretor e também para a imobiliária é garantir um bom tratamento ao cliente em todas as áreas da empresa. Não adianta o corretor realizar um excelente trabalho, inclusive de pós-venda, se a recepcionista é rude ou a área de cobrança o deixa sem retorno, por exemplo.

Por isso, algo que pode colaborar muito com o sucesso do cliente é garantir que ele receba um atendimento adequado em todas as áreas da sua empresa. As ligações de acompanhamento podem ajudar muito a controlar esse processo.

#3 Mantenha seus clientes informados

Ter um canal de comunicação com seus clientes e mantê-los sempre bem informados é uma ótima forma de fechar novos negócios e deixá-los satisfeitos. Um boletim informativo, por exemplo, é uma ótima forma de deixar seus clientes por dentro das novidades e lançamento. Além disso, essa comunicação deixa claro que você está presente e que os clientes também podem entrar em contato, caso precisem.

#4 Datas comemorativas

As datas comemorativas também são uma ótima forma de aquecer a relação com o seu cliente, afinal quem não gosta de ser lembrado em datas especiais? No aniversário do seu cliente vale a pena ligar, já em outras datas, você pode se fazer presente enviando e-mails e mensagens personalizadas.

Garantir o sucesso do seu cliente não é uma tarefa simples, mas pode trazer grandes resultados para a sua imobiliária. A longo prazo trabalhar de forma correta essa etapa da venda é bastante rentável e eficiente. Você tem alguma dúvida ou dica sobre esse assunto? Compartilhe nos comentários!

Receba mais conteúdos gratuitos como esse em sua caixa de e-mail

Junte-se a mais de 1600 imobiliárias e seja o primeiro a receber as nossas novidades e dicas!


Comentários

comentarios