Como fazer marketing para administradoras de condomínio?

Por Giovanni Lucas

É fato que todas as administradoras desejam ampliar suas vendas e reforçar sua marca perante a concorrência. Para isso não basta confiar apenas no boca a boca. Mala direta por exemplo é uma prática que não morreu – ainda funciona para maioria das administradoras, mas para ganhar mercado é essencial ter conhecimentos básicos sobre marketing digital. Você tem investido em marketing para sua administradora? Investir em marketing vai te ajudar a atingir seu público alvo, impulsionar suas vendas e enfrentar a concorrência. Não fique para trás, confira algumas dicas para você entender por onde começar!

Quem é o seu público-alvo?

O público-alvo é a descrição do perfil do cliente que você deseja alcançar. Esse é o primeiro passo! Descreva o seu público e documente para que toda a equipe possa conhecê-lo.

Um exemplo de público alvo pode ser definido pela seguinte forma:

  • Faixa etária: 30-55 anos.
  • Localização: Região Centro-oeste de São Paulo.
  • Classe: Média/Alta
  • Desejos: compra imóvel, compra de um automóvel e ter filhos.
  • Necessidades: conforto, segurança e comodidade.

É possível incluir mais detalhes, como hábitos de compras, frustações, medos, etc. Depois dessa descrição você vai ter mais facilidade em criar estratégias e ações de marketing.

Seu site é sua porta de entrada

Pare e olhe seu site. Imagine quais são as informações mais importantes e palavras chaves para o seu público entender quem é você e o que você pretende resolver. Contrate um profissional ou uma consultoria que tenha experiência com design, redação e se possível os novos profissionais de usabilidade (UX – User Experience: o profissional que vai melhorar a relação entre o usuário e o seu site ou aplicativo). O foco é ajudar as pessoas que  acessam seu site a terem uma experiência mais interessante e que realizem uma ação que seja ligar, solicitar um orçamento ou ir direto para compra.

Escolha palavras chaves corretas no conteúdo de seu site, assim você será privilegiado na hora de criar anúncios e quando alguém buscar por você no Google. O Google vai encontrar seu site a partir do texto que ele tem. Melhorando seu texto, seu site será mais facilmente encontrado pelo mecanismos de buscas, ou seja, pelos robôs baseados em SEO ( Search Engine Optimization), que nada mais é que a engenharia de busca do Google.

Também é importante melhorar a arte, seja melhorando sua logomarca ou na utilização de imagens, ícones ou vetores, que podem compor sua página de uma maneira mais leve, não atrasando no carregamento e visualização para o usuário, seja no computador ou celular. Além de trazer um visual mais bonito e moderno, reforçando sua marca. Se você é cliente Superlógica Condomínios, a partir do plano Essencial, você já pode criar seu site através do sistema.

Dicas Rápidas para criar um site ideal para sua administradora:

  • Melhore o seu formulário de contato com poucos campos para preenchimento;
  • Crie um link rápido para Área do Condômino na home de seu site;
  • Utilize cores para destacar conteúdos específicos;
  • Seja direto e objetivo no seu texto.

Anúncios Pagos no Facebook e Google Adwords

Algumas administradoras já se aventuram em fazer anúncios pelo Facebook e Google Adwords. O que ao primeiro ver, pode parecer complicado vai ficando mais fácil depois de um tempo de testes e mais testes. De qualquer forma, o mais indicado para investir em anúncios desse tipo é contratar uma pessoa especializada que possa entender bem o seu negócio e possa criar anúncios segmentados.

Tanto no Google Adwords quanto no Facebook, é possível criar públicos específicos a partir de hábitos, regiões, faixa etária e outras características, além da possibilidade de criar um público a partir do upload de uma lista de e-mails.

Para quem está começando o Google Adwords pode exigir investimentos maiores até obter os primeiros resultados. A melhor opção nesse caso é começar com investimentos menores no Facebook, principalmente se você já tiver uma base interessante de e-mails de clientes pessoas físicas, no caso condôminos e síndicos.  

É preciso ter paciência para testar e analisar quais são os melhores resultados e depois aplicar em massa, para um público maior e por um tempo maior. Depois é só aguardar os resultados.

O Google Adwords funciona como um leilão por palavras chaves e prevalece quem pode pagar mais e quem possui anúncios de qualidade, com palavras chaves, títulos e descrições que estejam de acordo com a oferta de seu site. Para isso é importante seguir experimentando.

Dicas rápidas sobre anúncios pagos no Facebook e Adwords:

  • Crie públicos segmentados, o mais próximo do seu público alvo;
  • Explore as palavras-chaves já selecionadas para otimizar seu site;
  • Teste tudo, desde título, imagem até o público;
  • Pesquise a possibilidade de anunciar em sites parceiros (Ex.: Sindiconet);
  • Otimize seus anúncios de acordo com a sua oferta de serviços.

Utilize o e-mail marketing como seu aliado!

Já é de comum acordo que o e-mail marketing é uma ferramenta fundamental para se comunicar. Se você já investe em e-mail marketing, continue utilizando, mas com cautela. Evite fazer SPAM. Como? Enviando apenas e-mails para contatos que te deram autorização, o chamado opt-in. Nunca, jamais, envie para uma base de contatos comprada, além de ser uma péssima prática, você poderá ser bloqueado e sua taxa de envio vai baixar consideravelmente. Além disso, crie uma agenda de envios semanais, quinzenais ou mensais, de acordo com o volume de comunicados ou ofertas que você deseja enviar.

O e-mail também é muito importante para o sucesso no relacionamento com seus cliente clientes, contribuindo para gerar novas vendas através da indicação. Aproveite para comunicar por e-mail as novas funcionalidades que você oferece dentro da Área do Condômino, por exemplo: a retirada de 2ª via de boletos atualizados com a data de vencimento, o Aplicativo Área do Condômino (disponível para quem está incluso nos planos acima de Essencial), Assembleia Virtual, Reservas Online das áreas comuns do condomínio, Prestação de Contas, etc.

Se você utiliza o Superlógica, é possível enviar seus e-mails em campanhas diretamente para os seus condôminos cadastrados. Isso evita spam, ou seja, você estará em dia com as boas práticas de e-mail marketing e seus contatos tem uma maior garantia de recebimento de seus e-mails.

Para quem não utiliza o Superlógica, vale experimentar ferramentas que facilitam o envio de e-mail em massa. Seguem sugestões: Mailchimp, Benchmark ou Sendgrid.

Dicas rápidas sobre E-mail Marketing:

  • Faça a atualização cadastral pelo sistema Superlógica para manter seus dados atualizados e evitar spam;
  • Agende os avisos por e-mail na Régua de Cobrança para avisar a pessoa certa na hora certa e evitar inadimplência por esquecimento;
  • Crie uma agenda inteligente, incluindo dicas, ofertas e comunicados.

Comentários

comentarios