Como conciliar pagamentos do condomínio em duplicidade?

Por: Equipe Condomínios2 Minutos de leituraEm 05/01/2017Atualizado em 27/04/2022

Como conciliar pagamentos do condomínio em duplicidade?

Receber o valor menor, maior ou em duplicidade no pagamento do condomínio é um problema que ocorre com mais frequência do que se imagina, uma diferença devido a política dos bancos nos boletos sem registro. Mas esse é um fato que pode agravar o controle das finanças do condomínio e também da administradora.

O Superlógica oferece a ferramenta de Conciliação Bancária, uma solução para você identificar mais facilmente as diferenças em seu extrato bancário. Ao utilizar essa ferramenta, você consegue visualizar e lançar descontos e diferenças.

Na tela de Retorno Bancário, selecionado ao clicar na parte superior do sistema, mostramos o resumo dos retornos processados onde é possível localizar tais diferenças ou duplicidades.

(Clique para ampliar)

Boletos pagos em duplicidade

Itens duplicados indicam quais são os boletos que foram pago duas vezes pelo condômino. Nessa situação, o usuário do sistema deve verificar e clicar em “Lançar o desconto para a próxima Cobrança”. Feito isso, o sistema lança o crédito dessa duplicidade para o mês seguinte.

Atenção para a mensagem informada pelo sistema, abaixo da cobrança com a informação se houve liquidação manual e automática ou processou duas vezes o mesmo arquivo, pois nesse caso também dará duplicidade. Só clique em “Lançar o desconto para a próxima Cobrança” se tiver certeza de que houve pagamento duplicado.

(Clique para ampliar)

Boletos pagos em menor ou maior

Para os boletos com diferença no pagamento sendo pagos em valor menor ou maior, o sistema já lança automaticamente para o mês seguinte.

duplicidade-3

O boleto registrado vai reduzir a duplicidade? O que muda com a Nova Plataforma de Cobrança?

A Febraban exigiu por obrigatoriedade o fim do boleto sem registro até o final de 2017, com a criação da Nova Plataforma de Cobrança.  Segundo a Febraban, a nova medida vai “reduzir inconsistências de pagamento (e pagamento em duplicidade).” Mas até o momento nem todos os bancos se adaptaram a mudança, por esse motivo ainda é necessário a verificação de duplicidades e de diferenças no pagamento.

Para quem busca automatizar o envio e recebimento de remessa e ainda ter os boletos registrados, o PJBank, integrado ao Superlógica Condomínios já efetua a conciliação automática das suas receitas, mas ainda assim é preciso fazer a checagem de duplicidades, devido ao atraso dos bancos em se ajustarem a mudança exigida pela Febraban. A previsão é para que até o fim de 2017 essa mudança seja realizada.

Se ainda ficou com alguma dúvida ou precisa de ajuda, entre em contato com nosso suporte. Você pode enviar um chamado para condominios@superlogica.com ou ligue para (19) 4009.6800.

Superlógica Condomínios

Leitura Recomendada