Marketing de Conteúdo para empresas SaaS: entenda o valor dessa estratégia

Por: Time Superlógica7 Minutos de leituraEm 03/08/2017Atualizado em 29/09/2020

Por equipe da Rock Content*.

O Marketing de Conteúdo se espalhou como vírus pelo mundo dos negócios, alcançando as mais diversas organizações nos mais variados segmentos.

E o mais impressionante é que essa estratégia consegue produzir resultados incríveis de acordo com as características de cada setor, fazendo dela a opção perfeita para escalar um negócio de maneira eficiente.

E que tipo de negócio precisa mais de uma escala eficiente que empresas SaaS? 

Com um modelo de operação feito para expandir, quem vende produtos e serviços por assinatura precisa dos benefícios do Marketing de Conteúdo.

Não à toa ele é considerado uma das tendências da transformação digital.

Mas quais são eles, afinal? Veja agora por que adotar o Marketing de Conteúdo para empresas SaaS, com casos reais de sucesso e dicas práticas!

5 benefícios do Marketing de Conteúdo para empresas SaaS

Só de saber que o Marketing de Conteúdo pode ajudar a escalar uma empresa SaaS já é suficiente para dar uma olhada mais de perto para essa estratégia, certo?

Mas além de saber disso, é importante entender como isso acontece, de que formas oferecer conteúdo para o seu público realmente impacta nas suas vendas, retenção e até Customer Success.

Nova call to action

Por isso, veja 5 dos principais benefícios do Marketing de Conteúdo para empresas SaaS, que vão dar a você uma noção mais completa da força dessa tática:

Sensação de pertencimento

Um dos fatores mais importantes para o sucesso de uma empresa SaaS é a transformação de uma base de clientes em uma comunidade. E sabe o que diferencia as duas? A sensação de pertencimento.

Pense bem, as pessoas querem ser tratadas como clientes, ou seja, receber a atenção e o respeito que merecem por ter o poder de compra. Mas ninguém quer se sentir como um cliente, isso não é especial. 

Especial é se sentir parte de algo maior, uma comunidade de pessoas com os mesmos objetivos, desafios e interesses. 

E uma boa estratégia de Marketing de Conteúdo cria isso, por aproximar e conectar pessoas com os mesmos problemas e oferecer uma solução centralizada, normalmente o produto da empresa em questão.

Boost no SEO

SEO gera tráfego, e tráfego leva a maiores chances de vendas. É simples assim. E quanto mais conteúdo de qualidade você tiver publicado, melhor será a sua reputação com os mecanismos de busca.

Esses mecanismos vão considerar o seu conteúdo como um sinal de que se preocupa com a experiência dos usuários, e vai favorecer o posicionamento das suas páginas.

Por sua vez, as chances de um cliente em potencial encontrar a sua marca e consumir seu conteúdo aumentarão, e assim o ciclo continuará.

Aumento no tráfego qualificado

Como empreendedor SaaS, você provavelmente se preocupa em gerar tráfego qualificado em vez de simplesmente atrair qualquer pessoa, mesmo qualquer chance de se tornar cliente, ao seu site.

Felizmente, é esse o tipo que o Marketing de Conteúdo ajuda a gerar. Como?

Primeiramente, pelo boost no SEO que comentei acima. As intenções de pesquisa são cada vez mais levadas em conta pelos motores de pesquisa.

Isso quer dizer que quem entra em contato com o seu site ou blog pelo Google não vai chegar lá por acaso. 

Além disso, seu conteúdo vai se espalhar pela web, e atrair pessoas por meio de redes sociais, e-mail marketing e outros meios, mas apenas quem tiver interesse real na sua mensagem.

Isso inclui pessoas que possam se tornar clientes ou recomendar seu produto a alguém que possa.

Clientes mais bem preparados

Uma das maiores causas de churn em SaaS é a falta de preparo dos clientes com relação ao que o produto faz. 

Expectativas desalinhadas são tão negativas para a permanência dos clientes quanto um produto de má qualidade ou um atendimento ruim.

O Marketing de Conteúdo para empresas SaaS pode ajudar muito a educar e preparar os leads conforme avançam pelo funil de vendas.

Dessa forma, você não correrá risco de ver alguém cancelando porque esperava uma função que o seu produto não oferecia ou por esperar resultados na metade do tempo que a sua ferramenta é capaz de entregar.

Mais oportunidades de conversão

É óbvio que quanto maior o número de visitantes do seu site, mais chances de conversão você terá, mas não é só desse aumento que estou falando.

Com uma estratégia de Marketing de Conteúdo, você terá muito mais páginas nas quais pode incluir CTAs e direcionar os visitantes para landing pages de diferentes níveis.

Também terá mais material circulando pela web, incluindo guest posts em outros blogs, materiais ricos com links que direcionam o seu público a landing pages apropriadas para o estágio em que se encontram no funil.

Pode parecer bobagem, mas fazer com que o lead seja convertido várias vezes, seja ao baixar diferentes materiais ou assinar um trial, pode tornar a decisão final de compra muito mais natural e rápida para ele.




Melhores práticas para iniciar uma estratégia de conteúdo

Algo que nunca vai ser demais repetir é: investir em marketing digital não é questão de sorte. 

É preciso planejar e executar tudo seguindo as melhores práticas. Até por que esse jogo não está no começo, muita gente já acertou (e errou feio) fazendo Marketing de Conteúdo, e é nosso dever aprender com isso.

Sendo assim, o que você acha de vermos juntos algumas dessas melhores práticas? Eis o que você deve fazer:

Não apresse o planejamento

O planejamento de Marketing de Conteúdo tem tantas etapas e detalhes que merece um texto específico. 

Mas aqui vai um lembrete muito importante: você não deve apressar esse planejamento. Cada etapa tem um propósito, que não deve ser ignorado.

Caso contrário, você pode arruinar sua estratégia mesmo antes de iniciá-la e, o pior, descobrir que fez isso só depois de gastar um bom tempo e muitos recursos sem ver resultado algum.

Crie uma audiência forte e engajada

Grande parte do poder do Marketing de Conteúdo está no poder da comunidade, sobre o qual já falei. 

Mas não pense por um segundo que isso é algo automático. Para criar essa comunidade, você precisa tomar algumas ações específicas que levarão sua audiência a ser forte e engajada.

Crie formas de interagir com seu público, de torná-lo parte do seu conteúdo e das soluções que propõe. Na Rock, nós costumamos fazer muitas pesquisas, além de criar conteúdos que mexem com as emoções dos nossos fãs.

Crie conteúdo que todo mundo precisa, mas ninguém espera

Sabe aquele conteúdo que você não esperava, mas quando terminou de consumir  —  e digo consumir porque Marketing de Conteúdo não se resume a posts escritos — se sentiu impressionado?

É disso que estou falando aqui! É claro que esse tipo de material não vai ser produzido todos os dias, mas de vez em quando é preciso mirar nas estrelas e entregar aquele conteúdo que ninguém imaginava.

Esses materiais podem transformar por completo a forma como os visitantes enxergam e interagem com a sua marca, levando a sua estratégia a um novo patamar de qualidade e resultados.

Eleve a sua relevância oferecendo ferramentas 

Além de oferecer conteúdo impecável, às vezes é preciso reconhecer que a concorrência também faz um bom trabalho em entregar materiais de qualidade.

Nessas horas, em vez de simplesmente aceitar as coisas como são, é hora de elevar o seu jogo novamente, e poucas formas são tão eficazes de se destacar do que por meio de ferramentas. 

A Rock Content e a Superlógica mesmo já fizeram uma parceria para criar a calculadora de marketing, uma ferramenta excelente que é relevante para os públicos das duas empresas.

Aproveite que você está no mercado SaaS, use o conhecimento de tecnologia e os recursos que tem disponíveis para criar ferramentas úteis, que criem real valor para a sua persona.

5 casos de sucesso do Marketing de Conteúdo para empresas SaaS

Como já dito, o Marketing de Conteúdo para empresas SaaS não é novidade, nem lá fora e nem aqui no Brasil. 

Pelo contrário, já temos alguns casos de sucesso incríveis em território nacional!

Por isso mesmo, resolvi apresentar a você 5 casos de sucesso que ilustram perfeitamente tudo que estamos destacando nesse post, 2 com exemplos internacionais e outros 3 locais:

Groove

A Groove é uma startup dos EUA que vende um software de suporte ao cliente para pequenas empresas. A missão era difícil: competir em um mercado saturado e que tinha a presença de gigantes como a Zendesk.

A solução que ajudou a destacar o Groove foi justamente o Marketing de Conteúdo. O fundador da empresa, Alex Turnbull, resolveu criar um blog contando a jornada do Groove até atingir 100 mil dólares em receita mensal.

Com um bom planejamento e execução, o projeto nasceu e logo começou a dar frutos. Depois de atingir os 100 mil em receita, a nova meta passou a ser de 500 mil dólares.

Para encurtar a história, hoje a meta é atingir os 10 milhões de dólares em receita anual  —  e eles já passaram da metade!

Basta ler o blog do Groove para entender como o conteúdo teve um papel central no sucesso da empresa até aqui, e sem dúvida vai continuar a ter.

Rock Content

A Rock Content é simplesmente a principal empresa de Marketing de Conteúdo no Brasil, e como gostamos (na verdade amamos!) de dizer, nós somos nosso maior caso de sucesso!

Em 4 anos, a Rock passou de 0 a 20 milhões de receita anual recorrente, exatamente por aplicar as mesmas técnicas e princípios de Inbound Marketing que ensinamos e usamos com nossos clientes.

Apenas no último ano, tivemos um crescimento de 300% fazendo isso. É por esse motivo que eu posso chegar até você e dizer que sim, o Marketing de Conteúdo para empresas SaaS é uma realidade no Brasil!

Depois de já termos uma estratégia consolidada, chegamos a quase 500 mil reais de receita com apenas um post publicado em nosso blog!

Basecamp

O Basecamp é hoje um dos principais softwares de gerenciamento de projetos do mundo, e com bons motivos. Um deles é, sem dúvida, a habilidade da empresa de produzir conteúdo.

Aliás, esse é até um caso um tanto diferente dos demais, já que eles iniciaram seu blog em 1999, quando a empresa ainda se chamava 37 Signals e não vendia software no modelo SaaS, mas fazia websites para clientes.

O conceito de Inbound Marketing foi criado e ganhou força em 2004 com Brian Halligan e o nascimento da Hubspot.

Assim, fica claro que o pessoal do Basecamp já fazia Marketing de Conteúdo antes mesmo dessa estratégia existir oficialmente. 

Um dos maiores motivos de orgulho da empresa é ser lucrativa em todos os seus 17 anos de existência. Sem grandes campanhas de publicidade, só usando conteúdo.

Resultados Digitais

A Resultados Digitais é um dos maiores casos de sucesso do SaaS brasileiro. Com um software de automação capaz de competir com a poderosa ferramenta da Hubspot, a empresa só faz crescer.

Tudo começou em 2010 quando o Eric Santos, CEO da empresa, estava com dificuldades para divulgar um outro negócio e descobriu o conceito de Inbound Marketing.

Assim, a Resultados Digitais já nasceu com o Marketing de Conteúdo em seu DNA, conquistou milhares de clientes em poucos anos e continua crescendo cada vez mais por conta disso.

Hoje eles são responsáveis pelo RD Summit, maior evento de marketing digital e vendas da America Latina e um dos principais blogs sobre o tema no Brasil.

ContaAzul

A ContaAzul é uma plataforma de gestão para micro e pequenas empresas, que apesar de já ter um blog, precisava estreitar melhor a relação com o público a fim de aumentar as conversões.

Por isso, o Vinícius Roveda,CEO da empresa, procurou os serviços da Rock Content e, juntos, iniciamos uma parceria de grande sucesso.

Depois de montar uma estratégia de conteúdo, o blog da ContaAzul alcançou a marca de 300 mil acessos mensais e aumentou 3x o número de leads e trials a partir do blog!

Percebeu como o Marketing de Conteúdo para empresas SaaS é positivo? Poucos investimentos (se é que algum) têm tanto poder de fogo quanto um material relevante, bem produzido e distribuído. 

Em um cenário em que é preciso convencer os clientes a cada dia, também é fundamental gerar valor a cada dia, e o Marketing de Conteúdo se encarrega disso.

*Esse post foi produzido pela equipe da Rock Content, uma das patrocinadoras do Superlógica Xperience, maior evento de assinaturas e SaaS da América Latina. A Rock é uma empresa especializada em marketing de conteúdo. Hoje conta com mais de 20 mil redatores e produz mais de 8 mil peças por mês. 



Leitura Recomendada