Como o marketing de conteúdo pode ajudar a acelerar o processo de vendas

Por: Time Superlógica2 Minutos de leituraEm 30/07/2015Atualizado em 17/09/2020

O marketing de conteúdo é uma estratégia de inbound marketing focada em gerar valor para o cliente ou consumidor e com isso conquistar sua confiança para uma venda futura, ou seja, é um investimento de longo prazo, mas que promete bons resultados se você acreditar no potencial de compra de um cliente bem informado.

Com marketing de conteúdo você qualifica seus leads para a compra

Quando um lead tem certeza absoluta do que precisa, seu time de vendas não precisa se esforçar tanto para convencê-lo, correto? Esse lead é chamado de “qualificado” porque ele já sabe do que precisa, basta que você faça a venda. O marketing de conteúdo ajuda a preparar os seus leads para esse momento, poupando tempo e recursos do seu time de vendas por meio da nutrição de leads, ou seja, o envio sistemático de conteúdo rico e relevante para o seu público por meio da automação de marketing.

Leads qualificados tomam decisões mais rápido e aceleram o seu ciclo de vendas

Um ciclo de vendas menor significa dinheiro entrando mais rápido e mais tempo para se dedicar a captar novos leads, nutri-los e convertê-los. Conforme você acelera o seu ciclo de vendas com leads mais qualificados, escala o potencial da sua empresa para vender mais com o marketing de conteúdo, aumenta o seu faturamento e pode ampliar o seu mercado sem precisar investir grandes quantias em marketing de alto custo.

O marketing de conteúdo ajuda a entender a jornada do consumidor

Para vender mais você precisa saber exatamente o que leva um visitante a se tornar um cliente, quais caminhos ele percorre, quais suas motivações para a compra e o que o faz decidir por este ou aquele fornecedor. Ao avaliar as interações que os seus leads têm com o conteúdo que você produz é possível determinar com maior precisão esses mecanismos que levam à compra e assim otimizar sua campanha de marketing digital para gerar resultados ainda mais surpreendentes.

Com o marketing de conteúdo você reduz o custo de aquisição de novos clientes

Cada cliente que você conquista gera um custo para a sua empresa. Quanto menor esse custo, mais efetiva é a sua estratégia e mais rentável é a sua empresa. Sendo assim, como o marketing de conteúdo é uma estratégia de baixo custo, que perdura por longo tempo e tem amplo alcance, você pode utilizar o mesmo conteúdo para captar milhares de leads e convertê-los em clientes, o que reduz o CAC (custo de aquisição de clientes) pela escalabilidade da solução.

Clientes bem informados compram mais e com mais frequência

Mais do que captar novos clientes você precisa manter os atuais fiéis à sua marca, o que é perfeitamente possível de se fazer com o marketing de conteúdo. Criando conteúdo personalizado de acordo com o histórico de relacionamento com os seus clientes, você estimula a recompra, motiva novas adesões a promoções e aumenta o seu ticket médio sem se preocupar com publicidade, apenas entregando conhecimento de valor para a sua base de clientes.

Transforme leads em trials e aumente suas vendas

Aproveite para dar uma olhada em nosso e-book Transforme leads em trials e aumente suas vendas, que fizemos em parceria com a Resultados Digitais. Falamos sobre inbound marketing e de como a comunicação mudou bastante nestes últimos anos e como você pode explorar isso da melhor forma possível em seu negócio.

Leitura Recomendada